O nome RICHARD DAWKINS evoca dois outros nomes bastante conhecidos: Deus e Charles Darwin, não nesta ordem de importância". Assim o programa MILÊNIO do canal a cabo GLOBO NEWS, inicia uma entrevista com o biólogo nascido no Quênia, radicado na Inglaterra, declaradamente ateu e em visita ao Brasil. O programa foi ao ar na manhã de domingo, dia 07 de março.


“Conheça o mundo paralelo de CHARLES DAWKINS. Ele é ateu e defensor convicto da Teoria da Evolução de Darwin. Ciência e religião não se misturam no mundo de Dawkins. Ele endossa a primeira e rejeita a segunda” prossegue a chamada para a entrevista.

O simples fato de ser ou se declarar ateu não mereceria esta matéria. Qualquer um pode manifestar-se livremente e assumir o seu modo de pensar num estado democrático. A liberdade de consciência e o livre arbítrio são a mais legítima e importante conquista do homem, respeitada pelo próprio Criador.

Entretanto ele não se contenta em se insurgir contra Deus. Ele chega a ponto do deboche. Acreditamos que isso não pode ficar sem resposta. Qualquer pessoa que ouvisse alguém tentar ridicularizar seu pai certamente ficaria indignada. Ele chega a criticar e a zombar daqueles que, em última instância, pensem diferentemente dele.

Ele afirma, desafiadoramente, que “Deus não existe e que estaríamos melhor se Ele realmente não existisse”. A Bíblia Sagrada para ele é uma bonita ficção. O relato da criação não está ligeiramente errado, em sua opinião, mas COLOSSALMENTE ERRADO. E mais, sobre Darwin e Deus, “esta mistura é um pecado”, não porque rebaixaria Deus, mas rebaixaria Darwin.

Segundo seus cálculos, a cidade de Nova York e São Francisco, nas costas leste e oeste dos Estados Unidos estariam distantes uma da outra apenas 8 metros se o relato da criação fosse verdadeiro. Ao dizer isso provocou sonoras gargalhadas. A plateia se divertia.

Em sua visão o propósito da vida é a propagação do DNA. “A nossa existência é um fantástico acaso. A probabilidade de nascer é a combinação de inumeráveis fatores acidentais. Não aproveitar plenamente a vida por problemas de consciência ou de moral é um desperdício. A palavra pecado não existe no meu dicionário. Não devemos desperdiçar a vida. Não haverá outra”. Ao dizer estas palavras foi interrompido por entusiásticos aplausos de uma plateia satisfeita com o que ouvia.


Igualmente aplaudido foi ao afirmar que a pior coisa a dizer a uma criança é: “Você é um cristão!” Ao assim fazer estaria induzindo uma pessoa indefesa a uma crença que ele não compreende. É preciso deixar que ela cresça para escolher o caminho que desejar. Parece incrível existir alguém com esse pensamento. A primeira ideia que me ocorreu é que ele não tinha filhos, mas ele disse ter dedicado o último capítulo – O Capelão do diabo - de um de seus livros a uma filha de 10 anos.

O seu desejo é que o seu último livro “DEUS, UM DELÍRIO” seja traduzido aqui trazendo uma conotação humorística. Este livro já foi traduzido para 31 idiomas.

Em sua visão o mundo está cheio de “ateus enrustidos”. São pessoas que detêm um padrão moral só porque acreditam na vida após a morte e que evitam fazer coisas erradas porque têm medo de Deus e do inferno. Para corroborar suas afirmações ele afirma, ufanista, que no Estado de Oklahoma, eminentemente cristão, falou como convidado numa universidade para uma plateia de 3.000 pessoas. E, mais, que no Texas, reconhecidamente conservador, alguém o procurou para dizer-lhe que, se tivesse certeza de que não existe Deus e nem outra vida, a primeira coisa que ele faria era matar o vizinho e estuprar a primeira mulher que encontrasse.

E assim por diante.

Como resposta desejo apenas reproduzir um texto de um escritor e pregador cristão, MARK FINLEY, em sua obra TEMPO DE ESPERANÇA, páginas 61 E 62. E em seguida alguns textos da Palavra de Deus para reflexão e comparação entre os dois temas enfocados e para mostrar a distância que existe entre a mentira e a verdade, a luz e as trevas:


"A essência da dignidade humana é a criação. O fato de que fomos criados de maneira única por Deus concede valor a cada ser humano. Deus é nosso Pai. Possuímos uma herança comum. Somos filhos e filhas do Rei do Universo. Pertencemos à mesma família. Somos irmãos e irmãs desenhados, formados e moldados pelo mesmo Deus".

"A criação nos fornece um sentimento verdadeiro de valor próprio. O Criador do Universo nos formou. Cada um de nós é especial aos Seus olhos. Quando genes e cromossomos se uniram para formar a estrutura biológica única de sua personalidade, foi Deus quem deu o padrão. Não existe ninguém igual a você no universo inteiro. Você é único, uma criação incomparável".


"O evolucionismo é desumanizador. Se eu sou uma molécula de proteína ampliada, se sou simplesmente produto do mero acaso, se sou tão somente uma forma avançada da criação animal, a vida tem pouco significado. Passo a ser apenas uma pessoa em meio a mais de 6,5 bilhões que brigam por espaço num planeta chamado terra".


"A criação nos fornece um padrão moral para a vida. Fui criado por Deus e sou responsável diante dEle por minhas ações. Aquele que me fez requer que eu Lhe preste contas. Ele estabeleceu absolutos num mundo de relativismo moral".


"O evolucionismo não fornece ética alguma para a vida. Como os seres humanos são animais avançados, o padrão mais elevado se torna a mente humana. A moralidade é determinada interiormente. Não existem verdades absolutas, nem padrões eternos para governar o comportamenteo".


"A criação fornece um sentimento de esperança. O Deus que me criou me ama. Ele Se importa comigo e me guiará ao longo da vida".


"A evolução olha para dentro de si para encontrar forças para as lutas da vida. A criação olha para fora, para um Deus amoroso e poderoso, que tudo sabe. Ele provê um senso de destino. O Deus que me criou e me ama preparou um lugar no Céu para mim. A morte não mais é uma longa noite sem aurora. A sepultura deixa de ser um buraco escuro no chão. Deus tem um novo amanhã glorioso planejado".


"Para o evolucionismo, a morte marca o fim. Não existe amanhã. A criação fala de esperança. A evolução ecoa a morte. A criação fala de um futuro certo. A evolução ecoa o puro acaso. A criação responde as questões eternas da vida. De onde eu vim? Por que estou aqui? Para onde vou"?


"A evolução fornece uma visão distorcida da origem da vida, não tem resposta para seu propósito e deixa a alma vazia a respeito do destino final da existência. A criação nos une a Deus, estabelece nosso valor próprio e constrói laços entre toda a humanidade, pois cria uma ascendência comum. Inspira confiança em um Deus que Se importa. Liga-nos ao inexaurível poder de Deus e nos encoraja com a esperança de vida após a morte".


Eis os textos da Palavra de Deus mencionados:


"Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe" (Isaías 45:9).

"Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos"? (Isaías 45:9).


"Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos" (Isaías 64:8).

"Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim"? (Romanos 9:20).


“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos" (Romanos 1:18-22).


“Aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados" (I Samuel 2:30).