VERSO 4 - Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus de toda a Terra


Deus identificou com clareza, neste versículo, quem seriam Suas Duas Testemunhas: as duas lâmpadas, ou castiçais, ou candeias, que forneciam luz nos tempos antigos, quando não existia a energia elétrica ou outros sistemas de iluminação, são o símbolo adequado para as Sagradas Escrituras, divididas em Dois Testamentos. O combustível usado nessas lâmpadas era o óleo de oliva, abundante no Oriente Médio.


A Bíblia (os Dois Testamentos) é identificada nas Escrituras como lâmpada, castiçal ou candeeiro: Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho (Salmo 119:105).


É através do estudo das Escrituras que se adquire a fé, como está escrito: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10:17). A fé em Cristo é que produz a operação do Espírito Santo no caráter daquele que crê. Assim, as Escrituras são como as oliveiras que produzem o azeite (ou o óleo), que simboliza o Espírito Santo.


Em todas as Escrituras o óleo ou azeite é símbolo do Espírito Santo. As oliveiras são árvores que produzem azeitonas e estas, por sua vez, produzem o azeite (ou óleo).


Torna-se, portanto, de uma clareza irretorquível o ser a Palavra de Deus, ou a Bíblia Sagrada, as Testemunhas mencionadas na profecia. Para consagrar esta afirmação o profeta Zacarias testemunha: E por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda . Falei mais e disse-lhe: Que são as duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda? E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si ouro? (ou azeite dourado, conforme Sociedade Bíblica Católica) (Zacarias 4:3, 11-12).


Quando perguntou o que significavam as duas oliveiras, o profeta recebeu a resposta conclusiva: A Palavra do Senhor (Zacarias 4:6). A Palavra do Senhor é a Bíblia Sagrada. Naquele tempo havia apenas uma Testemunha, ou seja, a Antiga Testemunha ou Velho Testamento. A outra Testemunha, a segunda, não havia ainda nascido, mas a profecia já a estava indicando e para ela apontando, no futuro.


Na parábola das dez virgens, relatada no capítulo 25 do Evangelho de S. Mateus, é mencionado o fato de que todas elas tinham suas lâmpadas, ou seja, as Escrituras; porém cinco delas não possuíam óleo ou azeite suficiente nas mesmas lâmpadas, para entrar na festa das bodas.


A fé e o amor são representados nas Sagradas Escrituras pelo ouro provado no fogo e se referem à maior riqueza que, aos olhos dos céus, pode ser conferida à natureza humana caída e regenerada pela graça salvadora de Jesus Cristo (Apocalipse 3:18 e I Pedro 1:7). É somente pelo estudo diligente das Escrituras que obtemos a fé em Cristo, através da qual recebemos, também, o amor. Naturalmente, então, como conseqüência disso, surgem as boas obras do cristão, em que Deus é glorificado, como está escrito, através das palavras de Jesus: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus (S. Mateus 5:16).


A fé é o canal que liga o homem a Cristo e Sua graça, através do Espírito Santo. Os dois tubos de ouro mencionados pelo profeta são os canais através de que podemos alcançar o conhecimento, ou seja, as Escrituras de cujo exame e estudo brota a fé.


A Bíblia é a Palavra de Deus escrita, mas a verdadeira Palavra de Deus é Cristo, como está escrito: No princípio era o Verbo (ou a Palavra) e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus (S.João 1:1). Ao buscarmos a palavra de Deus escrita, encontraremos a Palavra de Deus real, Jesus Cristo, o Salvador.


Os dois tubos de ouro em estudo vertiam ouro ou, conforme muitas traduções, azeite dourado, que é o Espírito Santo e Seus frutos: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22).


O anjo explicou a Zacarias que aquelas duas oliveiras eram os dois filhos do óleo (ou azeite) (Zacarias 4:1). As Escrituras são, na verdade, filhas do Espírito Santo (óleo ou azeite), pois foi pela vontade de Deus e inspiração do Espírito Santo que elas vieram a nós, pois que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo (II Pedro 1:20-21).


Finalizando o estudo do verso 4, vamos compará-lo à outra Testemunha, a primeira:


APOCALIPSE 11:4 Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus de toda a Terra .


ZACARIAS 4:14 Estes são os dois filhos do óleo, que estão diante do Senhor de toda a Terra .




Anterior - Próximo