Duas Oliveiras e Dois Castiçais
VERSO 4 - Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus de toda a Terra
Deus identificou com clareza, neste versículo, quem seriam Suas Duas Testemunhas: as duas lâmpadas, ou castiçais, ou candeias, que forneciam luz nos tempos antigos, quando não existia a energia elétrica ou outros sistemas de iluminação, são o símbolo adequado para as Sagradas Escrituras, divididas em Dois Testamentos. O combustível usado nessas lâmpadas era o óleo de oliva, abundante no Oriente Médio.
A Bíblia (os Dois Testamentos) é identificada nas Escrituras como lâmpada, castiçal ou candeeiro: Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho (Salmo 119:105).
É através do estudo das Escrituras que se adquire a fé, como está escrito: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10:17). A fé em Cristo é que produz a operação do Espírito Santo no caráter daquele que crê. Assim, as Escrituras são como as oliveiras que produzem o azeite (ou o óleo), que simboliza o Espírito Santo.
Em todas as Escrituras o óleo ou azeite é símbolo do Espírito Santo. As oliveiras são árvores que produzem azeitonas e estas, por sua vez, produzem o azeite (ou óleo).
Torna-se, portanto, de uma clareza irretorquível o ser a Palavra de Deus, ou a Bíblia Sagrada, as Testemunhas mencionadas na profecia. Para consagrar esta afirmação o profeta Zacarias testemunha: E por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda . Falei mais e disse-lhe: Que são as duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda? E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si ouro? (ou azeite dourado, conforme Sociedade Bíblica Católica) (Zacarias 4:3, 11-12).
Quando perguntou o que significavam as duas oliveiras, o profeta recebeu a resposta conclusiva: A Palavra do Senhor (Zacarias 4:6). A Palavra do Senhor é a Bíblia Sagrada. Naquele tempo havia apenas uma Testemunha, ou seja, a Antiga Testemunha ou Velho Testamento. A outra Testemunha, a segunda, não havia ainda nascido, mas a profecia já a estava indicando e para ela apontando, no futuro.
Na parábola das dez virgens, relatada no capítulo 25 do Evangelho de S. Mateus, é mencionado o fato de que todas elas tinham suas lâmpadas, ou seja, as Escrituras; porém cinco delas não possuíam óleo ou azeite suficiente nas mesmas lâmpadas, para entrar na festa das bodas.
A fé e o amor são representados nas Sagradas Escrituras pelo ouro provado no fogo e se referem à maior riqueza que, aos olhos dos céus, pode ser conferida à natureza humana caída e regenerada pela graça salvadora de Jesus Cristo (Apocalipse 3:18 e I Pedro 1:7). É somente pelo estudo diligente das Escrituras que obtemos a fé em Cristo, através da qual recebemos, também, o amor. Naturalmente, então, como conseqüência disso, surgem as boas obras do cristão, em que Deus é glorificado, como está escrito, através das palavras de Jesus: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus (S. Mateus 5:16).
A fé é o canal que liga o homem a Cristo e Sua graça, através do Espírito Santo. Os dois tubos de ouro mencionados pelo profeta são os canais através de que podemos alcançar o conhecimento, ou seja, as Escrituras de cujo exame e estudo brota a fé.
A Bíblia é a Palavra de Deus escrita, mas a verdadeira Palavra de Deus é Cristo, como está escrito: No princípio era o Verbo (ou a Palavra) e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus (S.João 1:1). Ao buscarmos a palavra de Deus escrita, encontraremos a Palavra de Deus real, Jesus Cristo, o Salvador.
Os dois tubos de ouro em estudo vertiam ouro ou, conforme muitas traduções, azeite dourado, que é o Espírito Santo e Seus frutos: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22).
O anjo explicou a Zacarias que aquelas duas oliveiras eram os dois filhos do óleo (ou azeite) (Zacarias 4:1). As Escrituras são, na verdade, filhas do Espírito Santo (óleo ou azeite), pois foi pela vontade de Deus e inspiração do Espírito Santo que elas vieram a nós, pois que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo (II Pedro 1:20-21).
Finalizando o estudo do verso 4, vamos compará-lo à outra Testemunha, a primeira:
APOCALIPSE 11:4 Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus de toda a Terra .
ZACARIAS 4:14 Estes são os dois filhos do óleo, que estão diante do Senhor de toda a Terra .
Anterior - Próximo
14 comentários:
Esta interpretação esta equivocada. Se são os dois testamentos, como no Ap 11.7, diz que a besta os matará? ou seja vc quer dizer que a besta destruirá a Bíblia; absurdo. As duas testemunhas são duas pessoas. Vou lhe dar uma dica: Estude mais a Bíblia e entenda o vers.6. Quem teve o poder de fechar os céus para que não chovesse e depois fez chover, nos dias da sua profecia ? (El---). Quem teve poder sobre as águas do Egito para converte-las em sangue e ferir a terra do Egito com pragas? (Moi---). Quais foram os personagens que apareceram na transfiguração de Jesus, os quais eram os representantes: da Lei e dos Profetas? ( Moi--- e El---).
Cara esse homo sapiens me assustou bastante agora. Deus irá mandar Moisés e Elias à Terra para serem mortos? Quero distância desse "deus"...
conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, pai santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade, verbo Jesus todas as coisas foram e serão feitas por Ele, duas testemunhas na terra a palavra de Deus (bíblia)e a igreja isto quer dizer todas as religiões que confessem que Jesus é o único salvador.
homo sapiens, se vc estudar um pouco da historia sobre o imperio bizantino e o papado, vai conseguir entender melhor sobre o assunto e sobre a profecia, busque informações sobre a inquisição, sobre os concilios catolicos, sobre lutero, ta tudo muito claro, diante dessa clareza, nao existe qualquer equivoco nessa interpretação, pelo contrario, vc esta equivocado, mas seu equivoco, se dá somente pela sua falta de conhecimento biblico e historico....
Elias até pode ser Moisés não pois Moisés já morreu e a bíblia diz que ao homem está ordenado morrer uma só vez depois disso juízo. Se forem por essa teoria seria Enok e Elias
Homo Sapien,criatura a Besta realmente "matou" por um tempo a Bíblia,pois na idade média,ou idade das trevas(nome dado justamente pelo falta de conhecimento) A Bíblia foi encarcerada,só o clero tinha acesso e isso durante 1260 anos,isto é histórico. Mas sabem as testemunhas ressussitaram e foi justamente qdo surgiu as sociedades biblicas brasileiras que iluminou o mundo todo.
Pois bem leitores. Todos partiram do assunto na medida do entendimento que cada um alcançou. Mas convenhamos que as duas testemunhas se trata se duas pessoas sim e que pessoas heim? Que honra - Os dois filhos do Óleo. Este maravilhoso Óleo deve ser o próprio Deus o qual diz que é o que É. Amém... Senhor Jesus, Óleo do meu coração...
Pesquise lá na França, quando declaram que Deus não existia e queimaram a Bíblia. Enviaram até presentes uns aos outros, mas depois as coisas ficaram tão feias que voltaram atrás.
Primeiro Deus se escreve com letra maiúscula, depois as duas testemunhas morrerá, mas após três dias ressuscitará.
Será que são ou serão pessoas com o sobrenome Oliveira, do mundo cristão?
Verdade ninguém tinha acesso pois ficou muito tempo naquela época o povo Cristão não podia ter acesso na Palavra de Deus se comenta que queimavam a Bíblia tudo que vc relatou sobre a Palavra de Deus é verídico ninguém na face da terra testificam de Jesus a não ser a Bíblia onde está o Velho e o novo mandamento = as duas oliveiras e os dois candeeiros que é o óleo e a luz
As duas oliveiras não podem ser pessoas literais e Zacarias deixa claro que é a Palavra de Deus. Só a Palavra tem poder para fazer fogo cais do céu, impedir que chova e transformar as águas em sangue.
chalon yhemuna as duas testemunhas São o novo eo velho testamento a palavra de yhwh.toda
Sera que nao poderia ter mais que um simbolismo sera que e nos 42meses ou 1260 dias foi a idade media que a igreja catolica matou e perseguiu os judeus e os cristaos verdadeiros tanto o povo do velho testamento como o novo testamento tambem proibiu o acesso a biblia sera ja que os tres dias e meio ja sera o periodo dos 3 anos e meio final dis 7 anos quando a ultima besta levantar e ai serao tambem as duas oliveiras ses e
Postar um comentário
Não deixe de comentar este artigo!