O Sacrifício Anual O Dia da Expiação
O dia da expiação era o mais solene e sagrado de Israel. Era o dia do juízo do povo e da purificação do santuário. Ele era celebrado no mês de Tishri , o sétimo mês do calendário judaico, no décimo dia do mês (Levítico 23:27). Neste dia todos os pecados transferidos para o santuário deveriam para sempre ser apagados. Era uma ocasião tão solene e sagrada que o seu preparo tinha início dez dias antes, conforme determinação do próprio Senhor (Levítico 23:24).
A esse respeito, a Enciclopédia Judaica, no Artigo Expiação , diz: Os primeiros dez dias de Tishri se tornaram os dez dias de arrependimento do ano, destinados a operar uma perfeita mu dança de coração, e fazer dos filhos de Israel, como criaturas nascidas de novo, atingindo a culminância no dia da expiação, quando o maior dom religioso, a perdoadora misericórdia de Deus, devia ser oferecida ao homem (vol. II, p. 281, cfe. ref. em ANDREASEN, M. L., O Ritual do Santuário).
Ao chegar o soleníssimo dia da expiação todos deveriam afligir a sua alma (Levítico 16:31), fazendo profundo exame de consciência, a ver se porventura algum pecado não fôra esquecido ou deixado de se confessar a Deus, e abandonado. O dia da expiação era o único no ano em que alguém podia entrar no segundo compartimento do santuário, o santo dos santos ou lugar santíssimo .
Era ali, voltamos a destacar, que ficava a Arca do Concerto, onde eram colocadas as tábuas da Lei, escritas com o dedo de Deus. A tampa da arca era chamada propiciatório e ali era onde a presença visível do Deus Altíssimo se manifestava através do Shekinah . Somente o sumo-sacerdote, naquela ocasião especialíssima, tinha acesso àquele lugar sagrado. Nenhuma outra pessoa, em nenhuma outra ocasião, ali pode ria entrar, sob pena de morte.
O sumo-sacerdote, representando Jesus Cristo, oficiava na ocasião vestido de linho, deixando de lado as vistosas e imponentes vestimentas que lhe eram peculiares. Tomava ele dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto. Eram lançadas sortes sobre os dois bodes. Um dos bodes, então, representa ria o Senhor. O outro, chamado bode emissário , representaria Azazel ou Satanás.
No cerimonial típico, assim como o cordeiro representa Cristo, a justiça e os seus resgatados, o bode representa Satanás, o pecado e os impenitentes (Mateus 25:31-46). Jesus, o imaculado filho de Deus que nunca conheceu pecado, foi feito pecado e contado com os transgressores (Isaías 53:12).
Em outras ocasiões foi Jesus representado por símbolos do peca do. Na jornada dos Israelitas pelo deserto, havendo o povo pecado contra o Senhor, sobreveio-lhe, como conseqüência de sua rebeldia e murmuração, uma terrível praga de serpentes ardentes, cujas picadas mortais já haviam matado milhares de pessoas quando, a pedido do povo, Moisés orou ao Senhor. E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ar dente, e põe-na sobre uma haste; e será que vi verá todo mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma ser pente de metal, e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de me tal, e ficava vivo (Números 21:8-9).
Aquela serpente de me tal representava a Jesus, conforme Suas próprias palavras, ao falar a Nicodemos sobre o novo nascimento , da água e do espírito, sem o qual ninguém pode ver o reino de Deus: E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado; para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:14-15).
O bode sobre o qual caísse a sorte pelo Senhor e que representava a Jesus era oferecido para expiação pelo pecado (Levítico 16:9), como oferta pelo pecado do povo. Depois, como estava prescrito por Deus, era degolado este bode da expiação, que era para o povo e o seu sangue era trazido pelo Sumo Sacerdote para dentro do véu. O seu sangue era espargido sobre o propiciatório (Levítico 16:15), sob o qual estava a Lei transgredida e que exigia a morte do transgressor. Era aspergido, também, sobre o altar de incenso, que ficava diante do véu. E assim, era feita expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, segundo todos os seus pecados (Levítico 16:16).
As sim, era o santuário purificado e santificado, como está escrito: E daquele sangue espargirá sobre ele com o seu dedo sete vezes, e o purificará das imundícias dos filhos de Israel, e o santificará (Levítico 16:19). Desta forma, todos os pecados que haviam sido transferidos para o santuário durante todo o ano, simbolicamente, contaminando-o, eram então removidos.
Havendo, pois, acabado de ex piar o santuário, e a tenda da congregação, e o altar, então fará chegar o bode vivo (Levítico 16:20). E continua a Palavra de Deus, em suas instruções: E o sumo-sacerdote porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo (que representava Azazel ou Satanás), e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão dum homem designado para isso. Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e enviará o bode ao deserto (Levítico 16:21-22).
Ao ser levado ao deserto, este bode não mais retornava ao acampamento de Israel. Era exigido, da pessoa que o conduzia, que se lavasse e às suas vestes, com água, antes de voltar ao acampamento. Tudo isto tinha como objetivo impressionar os israelitas com a santidade de Deus e o Seu horror ao pecado. Ficava claro que eles não podiam entrar em contato com o pecado sem se poluir.
28 comentários:
Amei está matéria, muito boa
Muito bom mesmo!!
Muito bom mesmo!!
interessante, porém com um pequeno e grave erro...todos os animais prefiguram a Cristo, inclusive o bode Azazel...porventura não foi o próprio Cristo quem tomou sobre si nossos pecados e sofreu também as consequências destes?
Existe entre os dois bodes uma clara separação, pois foi tirada a sorte, uma para o Senhor, o animal que foi sacrificado para expiação. O outro, para Satanás, era levado para o deserto, simbolizando o destino futuro de Satanás. Existem dois lados no grande conflito: Cristo e Satanás, o bem e o mal.
Muito bom. Obrigada.
Muito bom. Obrigada.
Obrigado a você, Gisele, por sua atenção. Sugiro que veja outros estudos sobre os temas sagrados do livro de Apocalipse, visitando nosso espaço: www.oevangelhoeterno.com.br
Otima matéria...mas como é triste pessoas que não tem capacidade de fazer um artigo como esse, criticam ou colocam questões a cerca do estudo, penso eu que com o intuito de se aparecer ou dizer que tem mais sabedoria (ou pensam que tem), sempre vejo isso nos blogs e estudos de irmãos que se preocupam em fazer um estudo para esclarecer certas dúvidas sobre alguns assuntos de dificil entendimento, se assemelham aos gentios e incrédulos que duvidam de tudo ou criticam tudo...
Parabéns pelo estudo, Deus
continue o abençoando.
Obrigado pelas generosas palavras!
- Visão adventista, respeito, mas não concordo! O bode enviado ao deserto representa Cristo, que logo após receber os pecados do mundo pela cerimonia do batismo com a presença do Sumo Sacertode João Batista, foi enviado ao deserto pelo Espirito para ser tentado. Como disse, respeito a visão adventista sobre o assunto, mas a rebato, pois se Satanas é o bode enviado ao deserto, então em resumo o próprio Diabo é co-redendor da humanidade? Pense nisso....
- Visão adventista, respeito, mas não concordo! O bode enviado ao deserto representa Cristo, que logo após receber os pecados do mundo pela cerimonia do batismo com a presença do Sumo Sacertode João Batista, foi enviado ao deserto pelo Espirito para ser tentado. Como disse, respeito a visão adventista sobre o assunto, mas a rebato, pois se Satanas é o bode enviado ao deserto, então em resumo o próprio Diabo é co-redendor da humanidade? Pense nisso....
Não se esqueça que o texto bíblico afirma que no ritual levítico, que sera sombra do que iria suceder depois no Santuário do Céu, feito não por mãos mas pelo próprio Criador, e não por sangue de animais, mas pelo sangue derramado na cruz, eram lançadas sortes. Eram dois bodes, um representava o Senhor e o outro Azazel, o Adversário de Deus. Jesus expia os pecados daqueles que O aceitaram e são resgatados por Seu sacrifício. Ele não expia os pecados dos pecadores inpenitentes, que recaem sobre Satanás. Muito simples! É espantoso imaginar que Jesus tome o lugar de Satanás ou que Satanás tome o lugar de Jesus. O pecado não é perdoado, no contexto da Expiação. O pecado é PAGO! Pense nisso, também...
SHALOM MEUS IRMAOS, QUERO FAZER UMA PEQUENA OBSERVAÇAO.
OS DOIS ANIMAIS MORREM, UM MORRE PRIMEIRO, JESUS CORRETO?
O SEG. NAO MORRE, SATANAS CORRETO?
É SIMPLES... TENHO CERTEZA Q O SEG REPRESENTA SATANAS E O PRIMEIRO JESUS NOSO SALVADOR, POIS JESUS MORREU PRIMIRO, MAS RESSUCITOU, O diabo sumiu de cena com o pecado q ele havia implantado no povo mas futuramente ele morre e esta morte e morte eterna de dor e sofimento junto com os filhos rebeldes da perdiçao. e digo essa parte final com visao la no fim de td q é o q vai acontecer com azazel...
existe varios pontos de vista porém quando se trata em comparar JESUS com satanas, fica dificil de engolir...
Ninguém comparou Jesus com Satanás. O que a Bíblia diz é que Jesus recebeu a condenação dos pecados do mundo, mas apenas os que O aceitaram é que serão beneficiados. Satanás é culpado, Jesus, não! Cada pecador receberá no "Geena", ou lago de fogo, a penalidade dos pecados que cometeu. Satanás receberá a condenação dos pecados que ele induziu. Jesus na cruz, recebeu a penalidade dos pecados que forem expiados, depois de terem sido arrependidos e perdoados. A culpa é de Satanás, repito, não de Jesus.
Muito,bom
Muito bom mesmo gostei
Muito bom
Ora,João Batista nunca foi sumo sacerdote e sim o profeta precursor do senhor Jesus Cristo e anunciador de um novo batismo não da letra da lei mais de um cumprimento para um novo nascimento pelo santo e poderoso evangelho de mais completa e qualificada santidade exigida pela lei do altíssimo Deus,que era liberdade da antiga lei para a grande novidade de vida pelo puro e santo e novo pacto, pelo qual veio Cristo em seu sacrifício de nenhum, o qual como o bode emissário se encontrou no deserto com o fardo de pecado que o bode sorteado o levou ao deserto e se responsabilizou de o conduzir até o calvário para assim o expiar garantindo a salvação aos que estavam perto e aos que estavam longe, e assim deu oportunidade até os antepassados que se encontravam em prisões eternas,é assim que eu entendo.
É difícil aceitar essa interpretação.O 2o.bode Satanás? Mas cada um tem uma opinião,eu particularmente não entendo assim,estamos dando nossa opinião.Gostaria que fosse apresentado um estudo mais aprofundado desse bode.
É difícil aceitar essa interpretação.O 2o.bode Satanás? Mas cada um tem uma opinião,eu particularmente não entendo assim,estamos dando nossa opinião.Gostaria que fosse apresentado um estudo mais aprofundado desse bode.
Dois bodes levitico 16.5,7-10.O primeiro bode é oferecido pelos pecados dos israelitas ou seja cobre os pecados,para a Igreja tira os pecados.O segundo bode é enviado ao deserto afastando o pecado do povo.Não é tão difícil de entender,as bíblias que aparece,a palavra"Azazel"é um mimo da SBB a alguns seguimentos.Para finalizar é claro isso era sombras,Cristo tornou realidade ao ser batizado por João O batista e morrer na cruz.
Sola Gratia
Dois bodes levitico 16.5,7-10.O primeiro bode é oferecido pelos pecados dos israelitas ou seja cobre os pecados,para a Igreja tira os pecados.O segundo bode é enviado ao deserto afastando o pecado do povo.Não é tão difícil de entender,as bíblias que aparece,a palavra"Azazel"é um mimo da SBB a alguns seguimentos.Para finalizar é claro isso era sombras,Cristo tornou realidade ao ser batizado por João O batista e morrer na cruz.
Sola Gratia
Ainda concordo que os dois animais represetavam Jesus!
Dois cordeiros muito parecidos, tanto que a decisão era com base na sorte, os dois tinham que serem perfeitos, sem manchas... Jesus é parecido com Satanás? Jamais! Acho acho comparação muito forçada. Acredito que se fosse pra simbolizar Satanás, seria um bode qualquer sem necessidade de "perfeição"...
Gostei muito do estudo muito bom mesmo mais que Deus continue dando sabedoria ao senhor
Os versículos 5 e 10 da referência em estudo declaram que, para a expiação do pecado, eram apresentados dois bodes. Satanás não é a oferta pelo nosso pecado. Foi Cristo, e somente Ele, quem carregou os nossos pecados: "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si" (Comparar Is 53.4-6,11,12 com Mt 8.16,17; Jo 1.29; 1Pe 2.24). A obra expiatória de Cristo é tipificada pelos dois bodes (16.5,10), sobre os quais eram confessadas as iniqüidades e transgressões de todo o povo: enquanto um era sacrificado ao Senhor e o seu sangue aspergido sobre o propiciatório, no interior do templo (v. 15), o outro era apresentado vivo ao Senhor e enviado ao deserto (v. 21).
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