A lei de Deus, em todo o Universo, é o amor. Jesus, no Seu mais sublime discurso, conhecido como O Sermão da Montanha , declarou: Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas (Mateus 7:12). Esta lei foi manifestada no Sinai, milhares de anos atrás, pelo próprio Criador que, em dez preceitos simples, curtos e diretos, com o Seu próprio dedo, estabeleceu todos os critérios necessários para o perfeito relacionamento dos homens com o seu Deus e com os seus semelhantes.


Estes dez mandamentos poderiam, muito bem, ser resumidos em apenas dois, como sancionou Jesus, ao ser questionado a respeito da vida eterna. Ao responder, o Senhor perguntou: Que está escrito na lei, como lês? e ouviu: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo (Lucas 10:25-27).


Estes ensinamentos, entretanto, já haviam sido dados centenas de anos antes, pelo próprio Senhor: Amarás pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder (Deuteronômio 6:5). Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu Sou o Senhor (Levítico 19:18).


Estes preceitos poderiam ser resumidos em apenas um, que é o amor, como está escrito: Porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor (Romanos 13:8-10).


A graça é a manifestação do amor de Deus à humanidade condenada à morte por causa do pecado. E pecado é a transgressão à lei de Deus, como está escrito: Todo aquele que comete pecado, transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei (I João 3:4).


A graça é a infinita misericórdia de Deus estendida ao homem e manifestada no oferecimento da própria vida do Criador Jesus para resgatar o homem Adão e a sua descendência à condenação da morte, que sobreveio à humanidade, como conseqüência do pecado.


Tendo transgredido a lei de Deus o homem deveria morrer. A morte não estava prevista nos planos de Deus para o homem, criado à Sua imagem, segundo a Sua semelhança, para viver eternamente. Mas a desobediência de Adão e sua mulher à clara determinação do Senhor acarretaram sobre si e à sua descendência a maldição da lei, que é a morte. Está escrito: Porque o salário (ou a conseqüência) do pecado (que é a transgressão da lei) é a morte... Mas o dom gratuito (a graça) é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 6:23).


A lei e a graça são temas que estão indivisivelmente ligados no contexto das Sagradas Escrituras e têm a ver diretamente com os propósitos de Deus para a Salvação eterna dos Seus filhos, através do maravilhoso plano da redenção.




Próxima