A Bíblia Sagrada além de toda a revelação profética cumprida na História e que não deixa dúvida na identificação do poder analisado no presente estudo, oferece mais detalhes que consolidam esta identificação. Eis o texto bíblico: Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta; porque é o número de um homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis (Apocalipse 13:18).


Inicialmente o texto chama a atenção para a existência de dois fatores bastante significativos: sabedoria e entendimento. Relacionados a eles está outro texto interessante: Nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12:10).


Em seguida é determinado que se faça um cálculo, isto é, que se efetue uma operação aritmética. Desta operação ou deste cálculo surgirá o número seiscentos e sessenta e seis que é o número de um homem. Ora, é evidente que tal fato se refere ao seu nome, ao título que representa este nome e não ao seu nome de registro ou de batismo.


O título do cargo que ocupa acompanha a todos os seus detentores. Por tanto, não deve ser João, Gregório ou Clemente que são específicos de uns ou de outros mas um nome que designe igualmente a todos os que ocupam ou ocuparam este cargo.


Sabendo que o personagem em questão é representado pelo bispo de Roma, chamado papa, pode-se tirar a prova real para ver se este número é a ele adequado. Então, para tirarmos valores ou números de seu nome devemos conhecer este nome e ver se estas letras possuem valores no seu idioma próprio.


Se nos referimos ao papa, é lógico que não devemos procurar estes valores no alfabeto português, inglês ou alemão, pois estes não são os idiomas pátrios do papado. Qual é, então, este idioma? É patente e notório que a língua oficial do papado é o latim, instituído como idioma oficial pelo papa Gregório I, no ano 600. E esta língua ou idioma possui um sistema de algarismos conhecido por algarismos romanos, no qual determinadas letras possuem valores numéricos próprios.


Este idioma e este sistema de algarismos já existiam quando o texto do Apocalipse foi escrito.


Falta, portanto, apenas identificar o título pelo qual este personagem é conhecido, para que se façam os devidos cálculos. Este título é notório: Vigário de Jesus Cristo, ou Vigário do Filho de Deus . No seu idioma oficial, que deve servir de base para o cálculo devido, o título re ferido é Vicarius Filii Dei .


Da soma dos números das letras que têm equivalente numérico em algarismos romanos resulta exatamente o número 666, que é o número da besta, que identifica o bispo de Roma como o personagem citado no texto bíblico.


Deve ser lembrado que no sistema de algarismos romanos as letras a , r , s , f e l não possuem correspondentes numéricos e que no latim a letra u é o mesmo v , tendo a mesma numeração.