A profecia que estabelece sem sombra de dúvidas a época da purificação do santuário celestial ou do estabelecimento do juízo, em sua primeira fase, foi revelada através do profeta Daniel. Foi-lhe respondido, por um anjo do Senhor, a respeito do assunto: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o santuário será purificado (Daniel 8:14). É bastante claro e lógico que a purificação do santuário mencionada no texto não se refere ao terrestre, porquanto, como foi visto, ela se repetia to dos os anos, no décimo dia do sétimo mês.


A expressão uma tarde e manhã , desde o início da Bíblia, representava um dia, conforme o estilo ou figura utilizados por seus escritores. Como exemplo, citamos a primeira menção da mesma: No princípio criou Deus os céus e a Terra. E a Terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz, e houve Luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro (Gênesis 1:1-5).


O período citado refere-se, portanto, a 2.300 dias. Entretanto, se tivessem que ser assim considerados, representariam um período de pouco mais de 6 anos. Ocorre que na seqüência das revelações relativas ao mesmo, foi mostrada ao profeta uma seqüência de fatos que abrangeria vários séculos e mesmo milênios, com o estabelecimento e queda de vários impérios mundiais.


Não podendo o período se referir a dias literais, pela abrangência dos acontecimentos preditos, resta inequivocamente provado pelo cumprimento das predições a ele relativos, que se referia a dias proféticos, isto é, a anos. Portanto, as 2.300 tardes e manhãs referem-se, na realidade, a 2.300 anos, o que corrobora o princípio dia-ano ou para cada dia um ano (Números 14:34 e Isaías 34:8), quase que unanimemente aceito pelos estudiosos das profecias.


Por causa da visão Daniel ficou perplexo e chegou mesmo a adoecer. O Anjo da Revelação tão-somente lhe garantiu, na oportunidade, a veracidade da profecia anunciada e que a mesma somente teria cumprimento num futuro longínquo. Disse-lhe Ele: E a visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque só daqui a muitos dias se cumprirá (Daniel 8:26). E o profeta conclui: E eu, Daniel, enfraqueci, e estive enfermo alguns dias... (verso 27).


Anteriormente ele ouvira uma voz solene nas margens do rio Ulai, sem dúvida do Chefe das Hostes Celestiais, que dizia: Gabriel, dá a entender a este a visão (Daniel 8:16). Daniel se refere a este personagem celestial como um como semelhança de homem . E continua o relato sagrado: E veio perto donde eu estava; e vindo Ele, fiquei assombrado, e caí sobre o meu rosto; mas Ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão se realizará no fim do tempo. E, estando Ele falando comigo, caí com meu rosto em terra, adormecido; Ele, pois, me tocou, e me fez estar em pé. E disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; porque ela se exercerá no de terminado tempo do fim (Daniel 8:17-19).


] O fim do tempo, mencionado, é o fim do período de 1.260 anos, terminado em 1.798, e o tempo do fim é o que marca o início do período de Laodicéia, ou do juízo, iniciado no final das 2.300 tardes e manhãs, quando se realizaria a visão e o santuário seria purificado.


Daniel esteve, então, por um longo período totalmente perplexo e ansioso por causa do período profético que não pudera compreender. Apesar de sua integridade de caráter, reconheci da até pelos seus mais declarados inimigos, julgava-se indigno da misericórdia do Senhor. Conhecia a fidelidade do seu Deus e as promessas, concertos e pactos feitos sob condições com o povo de Israel. Reconhecia a condição humana de que todos nós somos como o imundo, e to das as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nos sas culpas como um vento nos arrebatam (Isaías 64:6).


Sabia ele que os dons de Deus são sem arrependimento (Romanos 11:29), mas temia por si e pelo seu povo. Compreendendo que, pela promessa de Deus feita através do profeta Jeremias faltavam apenas dois anos para a libertação do cativeiro babilônico e não vislumbrando nenhum indício de que esta promessa seria cumprida, temeu pela definitiva e completa rejeição de Israel e humilhou-se diante do Criador, em oração.


De seu coração brotou uma das mais inspiradoras e sublimes páginas do relato bíblico, quando ex pôs toda a condição sua e de seu povo, atribuindo ao Senhor toda a justiça, e confiando unicamente em Sua misericórdia e graça para a libertação do mesmo (Daniel 9:1-19).


A resposta do Céu foi imediata. O próprio anjo que assumira o lugar de Lúcifer nas cortes celestiais foi encarregado pessoalmente pelo Criador para trazer a resposta às orações do filho suplicante.


Está escrito: Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus, estando eu, digo, ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora do sacrifício da tarde. E me instruiu e falou comigo, e disse: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim para to declarar, pois és mui amado; toma, pois, bem sentido na palavra e entende a visão (Daniel 9:21-23).


É maravilhoso, reconfortante e enche o coração de alegria e esperança, o saber e conhecer sobre o cuidado e atenção de Deus para com os Seus filhos que nEle confiam e esperam.


As súplicas de Daniel e a sua preocupação maior eram para com a situação do povo de Israel. Temeroso de que a nação fosse definitivamente rejeitada por causa das abominações que praticava, Daniel recebeu a revelação sobre o período profético das 2.300 tardes e manhãs, e a garantia de que dentro do mesmo período estava separado, ainda, um período de graça de 490 anos para a nação de Israel.


As setenta semanas proféticas de Daniel ou os 490 anos restantes de graça para os judeus naturais, segundo a profecia e a Palavra de Deus estão evidenciados no capítulo de número 2 deste trabalho, intitulado Israel, Um Estado e Uma Condição .