A informação a seguir foi divulgada pelo portal TERRA, em 20/10/08.
Ela confirma plenamente aquilo procuramos divulgar com ênfase: um dos principais fatores da saúde provém da alimentação natural.

"Junk food" causa um terço dos infartos, diz estudo

Dietas que abusam das frituras, dos salgadinhos e da carne são responsáveis por cerca de 35% dos infartos do mundo, disseram pesquisadores na segunda-feira. Um estudo em 52 países mostrou que a dieta "ocidental" - à base de carne, ovos e "junk food" - torna as pessoas mais propensas a infartos, em relação àquelas que comem mais frutas e legumes.

Várias outras pesquisas já haviam apontado esse tipo de alimentação como causa de doenças cardíacas e especialmente infartos.

Entre fevereiro de 1999 e março de 2003, o médico Salim Yusuf, da Universidade McMaster, de Ontário (Canadá), e seus colegas investigaram os hábitos alimentares de mais de 16 mil pacientes, dos quais 5,7 mil haviam acabado de sofrer seu primeiro infarto, e recolheram amostras de seu sangue.

Eles dividiram os voluntários em três grupos. "O primeiro fator foi batizado de 'oriental', por causa da alta participação do tofu e dos molhos de soja e outros", escreveram eles no estudo, publicado na revista Circulation.

"O segundo fator foi batizado de 'ocidental', por causa da alta participação de comidas fritas, salgadinhos e carne. O terceiro fator dietário foi batizado de 'prudente', por causa da alta participação de frutas e legumes".

Quem comia mais frutas e legumes tinha uma chance 30% menor de infartos, em comparação com as pessoas que consumiam pouco ou nada desses alimentos, segundo eles.

Quem abusava da dieta ocidental tinha um risco de infarto 35% superior ao de quem nunca ou raramente consumia frituras e carne. Os consumidores da dieta oriental ficaram num meio-termo.

As conclusões são importantes porque até agora não havia provas de que a comida estivesse elevando o risco de infartos. É que as dietas "ocidentais" poderiam estar associadas a um tipo de vida mais rico em geral, no qual, por exemplo, há mais sedentarismo.

Mas os pesquisadores dizem que os problemas cardíacos não são mais uma quase-exclusividade dos ricos. "Aproximadamente 80% do ônus global das doenças cardiovasculares ocorre em países de baixa e média renda", escreveram os pesquisadores.

A dieta rica em tofu pode ser neutra, em vez de proteger, devido ao seu elevado teor de sódio, segundo eles. O sódio pode provocar hipertensão, com a consequência de infartos e derrames.