O início exa to do período profético dos 2.300 anos se deu no dia 22 de outubro do ano de 457 a.C., data do Decreto do soberano persa Artaxerxes I, o Longímano, autorizando a restauração e reedificação da cidade de Jerusalém e do seu templo. A referência a este decreto está clara do texto bíblico: Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém, até o Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos (Daniel 9:25).


O sacerdote Esdras foi mandado pelo soberano persa para a Palestina, para por em ordem a situação dos judeus. Tomando por base este edito, o terceiro neste sentido, chegamos exatamente à época de Jesus Cris to, tendo exato cumprimento todas as especificações da profecia que menciona a data de Sua unção, pelo batismo, Sua morte e a rejeição dos judeus como povo, após o cumprimento dos 490 anos.


O final deste período de graça à nação verificou-se com o apedrejamento de Estevão e da terrível perseguição iniciada pelos judeus contra os seguidores de Jesus Cristo, o Messias que foi rejeitado e morto por aquele povo. Os cristãos até hoje são considerados como traidores pela nação de Israel, que foi recentemente reestruturada, após quase dois mil anos de dispersão, causada pela sua obstinada rejeição a Jesus, não O reconhecendo como o Messias pro metido.


Quando Pilatos lavou suas mãos, que rendo esquivar-se à responsabilidade pela mor te de Jesus, declarando-se inocente pelo derramamento do Seu sangue, os judeus tomaram sobre si esta responsabilidade, sob maldição: E, respondendo todo o povo, disse: o Seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos (S. Mateus 27:25). Até hoje recebem eles as conseqüências destas terríveis palavras.


O dia 22 de outubro de 1.844 marca o fim do mais longo período profético mencionado na Bíblia Sagrada e o início do juízo de Deus ou a purificação do santuário celestial. O período de 490 anos separado para os judeus e contido no grande período analisado terminou no ano 34. Deduzidos 490 anos do período integral restam 1.810 anos. Acrescentados estes ao ano 34 d.C., chegamos ao ano de 1.844.