A Bíblia Sagrada é universalmente reconhecida como A Palavra de Deus escrita. Conforme ela mesma expressa, sua origem é de natureza e inspiração divinas (II Timóteo 3:16), nada havendo em seu contexto produzido por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo(II Pedro 1:21).


Sendo toda ela de autoria divina, torna-se improvável e mesmo impossível haver alguma incoerência ou contradição entre os seus ensinamentos, desde o seu início até ao fim, desde o Gênesis até ao Apocalipse.


As verdades sagradas das Escrituras não podem ser interpretadas de acordo com interesses ou doutrinas de quem quer que seja, como está escrito: Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação(II Pedro 1:20). A própria Escritura estabelece critérios para o seu estudo e interpretação: Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali (Isaías 28:10).


A Bíblia Sagrada deve ser estudada diligentemente, com reverência e humildade, a fim de que os tesouros que contém possam ser fruídos pela alma. Deve- se ponderar todo pensamento e comparar-se passagem com passagem. Existem textos de difícil compreensão e muitos que são, aparentemente, contraditórios. Mas ao ser examinado todo o contexto das Escrituras, verificar-se-á não haver a mínima contradição, estando tudo dentro da mais perfeita e absoluta harmonia, posto que tudo procede da mesma fonte de inspiração: Deus.


Tratando da interpretação das Escrituras o apóstolo São Pedro ensina e adverte sobre partes de difícil entendimento. Diz ele, referindo-se a alguns escritos de Paulo: Falando disto, como em todas as suas epístolas (ou cartas), entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição (II Pedro 3:16).


Todas as Sagradas Escrituras, portanto, foram inspiradas por Deus, e escritas por Seus servos, os profetas, com exceção de uma única parte, que Ele não quis confiar ao homem, escrevendo- a Ele próprio, em tábuas de pedra: aquela que diz respeito à Sua Lei, como está escrito: E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no Monte de Sinai) as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus(Êxodo 31:18).


Muitos cristãos sinceros têm-se angustiado ao se deparar com textos aparentemente contraditórios nas Escrituras, deixando-os perplexos e confusos. Especialmente no que diz respeito à Lei de Deus, existem partes que são aparentemente irreconciliáveis entre si.


Jesus disse: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar (ou mudar), mas cumprir.É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei(Mateus 5:17 e Lucas 16:17). E é certo que, de acordo com o texto sagrado o céu e a terra passarão. Disse Jesus: Passará o céu e a terra, mas as Minhas palavras não passarão(Marcos 13:31). E Pedro escreveu: Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a Terra, e as obras que nela há, se queimarão (II Pedro 3:10).


Ao mesmo tempo existem passagens presumivelmente contraditórias, como as seguintes: A lei e os profetas duraram até João...(Lucas 16:16). E porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou)... (Hebreus 7:18-19). Ao mesmo tempo em que passagens afirmam que a lei é eterna, santa, justa e boa, outras parecem contradizer estes textos, afirmando que ela é uma cédula de ordenanças contra nós, tendo sido cravada na cruz e não tendo mais nenhum valor, por não estarmos debaixo da lei, mas da graça.


Não existe a menor contradição e todos estes aparentes desencontros são perfeitamente explicados pela própria Escritura. Os caminhos de Deus são eternos, retos e imutáveis. É Seu desígnio que os Seus filhos compreendam as Suas verdades eternas e imutáveis. Entretanto, inumeráveis multidões rejeitam os Seus ensinamentos ou não se interessam pelos Seus dons. Assim diz o Senhor: ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para vossas almas. Mas eles dizem: não andaremos(Jeremias 6:16). Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga...(Salmo 10:4).


Aos que desejarem sinceramente compreender este assunto de tão elevada natureza e de fundamental importância para o entendimento do plano de Deus é que este estudo se destina. Faz- se necessário que sejam despidas todas as formas de preconceito e, ao final, o leitor há de ter plena liberdade para fazer o seu juízo com respeito ao que será exposto a seguir.



Anterior - Próximo