O primeiro transgressor da Lei de Deus foi Lúcifer, que era o mais honrado e poderoso de todos os anjos de Deus. Ele e os anjos que o seguiram em sua rebelião, se transformaram nos primeiros e maiores inimigos da eterna Lei. Perseverando em sua apostasia e recusando a misericórdia de Deus, Lúcifer, que fora o Portador de Luz , o outrora exaltado anjo, agora transformado em Satanás, o Adversário de Deus , foi expulso do céu, juntamente com os seus seguidores.


Está escrito: E houve batalha no Céu: Miguel (semelhante a Deus, Cristo) e os Seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o dragão; a antiga serpente, chamada o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele (Apocalipse 12:7-9).


O resultado certo de sua transgressão, rebeldia e impenitência é a morte eterna, no lago de fogo que destruirá todo o pecado e os pecadores e purificará a terra, no futuro: O Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta... (Apocalipse 20:10).


Falando dele (o Diabo), diz o Senhor: Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus... Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas (de glória) andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. ... Por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti, ... Eu pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti; e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti, em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre (Ezequiel 28:12-19).


Juntamente com ele, Satanás, serão destruídos todos os seus seguidores, anjos e homens, inimigos de Deus e de Sua Lei, que rejeitaram a misericórdia e a vida. O Senhor, aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia (Judas 6).


Satanás, o originador do pecado, é chamado a raiz, e todos os seus seguidores na obstinação do pecado, os ramos. Diz a Palavra de Deus, a seu respeito: Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo (Malaquias 4:1).


A Bíblia Sagrada, do início ao fim, está repleta de conselhos, advertências e finalmente de maldições, para os que, rejeitando a misericórdia, transgridem sem causa a Lei eterna. Os inimigos de Deus, impenitentes e desprezadores de Sua Lei colherão a messe de sua obstinada ingratidão, a morte eterna.


São muitos os ais para os que, alimentando a vaidade, a iniqüidade e a mentira, rejeitam a verdade e ensinam o erro: Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens cheios de força para misturar bebida forte; dos que justificam o ímpio por presentes, e ao justo negam justiça! Pelo que, como a língua de fogo consome a estopa, e a palha se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como a podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a Lei do Senhor dos Exércitos, e desprezaram a Palavra do Santo de Israel (Isaías 5:20-24).


O cumprimento destas predições também está no futuro, como atestam as palavras que lhes dão seqüência: ... e as montanhas tremeram, e os seus cadáveres eram como monturo no meio das ruas... ... e se alguém olhar para a terra eis que só verá trevas e ânsia, e a luz se escurecerá em suas assolações (versos 25 e 30).


Toda a terra e todos os seus moradores sofrem hoje, nos dias finais da história da humanidade, as conseqüências da transgressão. Todos podem testemunhar o cumprimento do que a Palavra Inspirada anunciou há milhares de anos: A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna (Isaías 24:4-5).


Muitos, em todas as épocas, enganam a outrem e a si próprios, rejeitando a verdade e ensinando o erro. Diz a Palavra de Deus, referindo-se a estes, que se dizem filhos de Deus: Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a Lei do Senhor. Que dizem aos videntes: não vejais; e aos profetas: não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e profetizai-nos ilusões; desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; fazei que deixe de estar o Santo de Israel perante nós (Isaías 30:9-11). Por esta razão, a sua destruição, a sua queda, virá subitamente, num momento (verso 13).


Enfim, nenhuma esperança se vislumbra na Palavra de Deus aos que, rejeitando a verdade, abraçam o erro. É com palavras de pungente mágoa que o Pai do infinito amor manifesta a Sua tristeza pelos que O rejeitam, rejeitando a Sua Lei e a salvação: O Meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento. Porque tu rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei... visto que te esquecestes da Lei do Teu Deus, também Eu Me esquecerei dos Teus filhos Escrevi para eles a grandeza da Minha Lei, mas isso é para eles como coisa estranha (Oséias 4:6 e 8:12). Sim, fizeram os seus corações duros como diamante, para que não ouvissem a Lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo Seu Espírito mediante os profetas, donde veio a grande ira do Senhor dos Exércitos (Zacarias 7:12).


Finalmente, a palavra de Deus declara positivamente que se enganam a si mesmos os que se desviam de ouvir a Lei do Senhor, sendo inútil, por isso, o buscá-Lo, como está escrito: O que desvia os seus ouvidos de ouvir a Lei, até a sua oração é abominável (Provérbios 28:13). Então a Mim clamarão, mas Eu não responderei, de madrugada Me buscarão, mas não Me acharão. Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor (Provérbios 1:28-29).


Somente pelo arrependimento se alcançará misericórdia: O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia (verso 13).