Antes do grande dia do Se­nhor, Satanás esforçar-se-á para le­var o maior número de pessoas à perdição. Muitos serão por ele en­ganados. Seu estudado propósito é levar as pessoas a seguir um cami­nho parecido com o ensinado por Jesus. Se ele inspirasse as pessoas a levantarem-se ostensivamente con­tra Jesus, não conseguiria enganar ninguém. A operação do erro é algo muito sutil. Pessoas se levantam em nome de Cristo e, dizendo-se cris­tãs ou evangélicas, pregam um evan­gelho diferente do sagrado Evangelho Eterno en­sinado na Bíblia.

O maior engano de Satanás é fazer as pessoas refugiarem-se numa falsa segu­rança, vivendo e praticando esse evangelho es­púrio, modificado por Roma, sob sua inspiração. Por esta razão é que multidões inteiras, revestidas com sua própria justiça, imaginando viver e pre­gar em nome de Jesus terão a maior e mais terrí­vel das surpresas ao se encontrarem com o Sal­vador.

Segundo Suas próprias palavras serão es­tas pessoas separadas e destinadas à condenação (Mateus 25:31-46). Muitos alega­rão em seu favor a condição de crentes, de terem expulsado demônios e muitas outras coisas mais. Dirão: "Temos comido e bebido na Tua presen­ça, e Tu tens ensinado nas nossa ruas" (Lucas 13:26).

Ouvirão, não obstante, as terríveis palavras: "Digo-vos que não sei donde vós sois; apartai-vos de Mim, vós os que praticais a iniqüidade . Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, pre­parado para o diabo e seus anjos" (Lucas 13:27 e Mateus 25:41).

Lamentavelmente muitos se perderão por não seguir os conse­lhos da Palavra de Deus, dela se desviando para ouvir os falsos ensinadores. Referindo-se a esses fraudadores da Palavra, o apósto­lo adverte: "Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo" (II Coríntios 11:13).

Na seqüência dos seus conselhos ele menciona a capacidade de Satanás em transformar-se, para sua obra de engano, à seme­lhança do que fez no Éden, transformando-se em uma serpente: "E não é maravilha, porque o pró­prio Satanás se transfigura em anjo de luz" (verso 14). O apóstolo, reconhecendo que estes falsos pastores, ensinadores do engano, a muitos per­verterão como têm pervertido, finalmen­te receberão o justo pagamento de sua iniqüidade: "Não é muito pois que os seus mi­nistros se transfigurem em ministros da justiça: o fim dos quais será con­forme as suas obras" (verso 15).

São muitos os enganos de Sa­tanás e daqueles que lhe dão ouvi­dos e tornam-se servos seus, suas instrumentalidades humanas. Mui­tos são por ele inspirados a fazer a sua obra de apostasia, desviando-se ­das verdades do Evangelho Eterno. No poder de Satanás farão grandes obras. Dentre estes, muitos há que pretenderão ser o próprio Senhor. Por esta razão Jesus deixou instruções e adver­tências claras: "Então se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali , não lhe deis crédi­to, porque surgirão falsos cristos e, falsos proje­tas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fôra, enganariam até os escolhidos" (Mateus 24:23-24).

Não haverá desculpas para os que forem enganados, porquanto as advertên­cias são claras e livremente oferecidas a quem delas quiser se apropriar. Jesus continua a di­zer: "Eis que Eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem. Eis que Ele está no deserto , não saiais; Eis que Ele está no interior da casa , não acrediteis. Porque, assim como o relâm­pago sai do Oriente e se mostra até ao Ociden­te, assim será também a vinda do Filho do Ho­mem" (Mateus 24:25-27).

O maior e quase irresistível engano do adversário de Deus será o de transfigurar-se na pes­soa de Jesus. Afirmando ser o Cristo retornado para inaugurar uma nova era de paz, consegui­rá ele enganar multidões. San­cionará as mudanças feitas na eterna Lei de Deus e abençoará aos que, acatando estas mudan­ças, adorarão a criatura, em lu­gar do Criador. A estes que, prestando culto à besta, serão contados em suas fileiras, assi­nalados por seu sinal.


Anterior - Próximo