Ao final dos mil anos, como já foi visto, Satanás será solto de sua prisão e sairá a enganar as nações, ou seja, todos os ímpios ressus­citados, congregando-os para a última batalha: "E subiram sobre a largura da Terra, e cercaram o arraial dos san­tos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu, e os de­vorou. E o Diabo, que os en­ganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta... (Apocalipse 20:9-10). O incorreto entendimento das palavras seguintes neste texto tem trazido perplexidade a muitos: "... e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre". Esclarecimentos detalhados so­bre o mesmo estão no sexto capítulo desta série, intitulado Ressurreição ou Reencarnação?

Nenhuma doutrina é mais ofensiva aos olhos do Deus de amor e nada ofende mais à Sua justiça do que o pensamento de que Ele criou ou criará um lugar de tormentos eternos, onde os que não se salvarem padecerão, sem esperança, por toda a eternidade. As Escrituras Sagradas afir­mam em todo o seu contexto que apenas os jus­tos, ou seja, os que forem justificados pela justi­ça de Cristo, serão salvos. Apenas estes viverão.

Qual será, então, o destino dos outros, dos que serão condenados? Eis o que pergunta o apósto­lo Pedro: "E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador"? (I Pedro 4:18). O salmista, que viu a ressurreição do ímpio, viu também a sua destruição: "Mas passou e já não é: procurei-o, mas não se pôde achar" (Salmo 37:36).

O ímpio não se pôde achar porque será morto para sempre. Não serão apenas os ímpios, mas o maior de todos eles, Satanás, e todos os seus anjos, que serão completamente destruídos. Paulo escreveu: "E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés" (Roma­nos 16:20). Estas palavras são bastante claras e não podem deixar lugar para dúvidas, com res­peito ao seu significado.

Malaquias contemplou o foco do último dia e escreveu: "Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os sober­bos, e todos os que cometem impi­edade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo" (Malaquias 4:1). Satanás é a raiz de todo o mal e os ramos são aqueles que lhe deram ouvidos, os ímpios de todas as épocas.

São esclarecedoras as palavras do pro­feta, quando complementa: "E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vos­sos pés naquele dia que farei , diz o Senhor dos Exércitos" (verso 3). O que significam as palavras transformar-se em cinzas ? Não há dúvida de que se referem à completa destruição pelo fogo.

Contemplando estes acontecimentos, o salmista diz: "Por que se amotinam as gentes, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da Terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o Senhor e contra o Seu Ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós suas cordas" (Salmo 2:1-3).

Os versos seguintes revelam o que então sucede­rá: "Aquele que habita nos céus Se rirá: o Senhor zombará deles. Então lhes falará na Sua ira, e no Seu furor os confundirá. Eu, porém, ungi o Meu Rei sobre o Meu santo monte de Sião" (vers­os 4-5). Eis o destino daqueles que contenderão com o Senhor: "Os que contendem com o Senhor serão quebrantados: desde os céus trovejará sobre eles. O Senhor julgará as extremidades da Terra; e dará força ao Seu rei, e exaltará o poder do Seu Ungido" (1Samuel 2: 10).

A respeito da completa e total destruição os ímpios não podem existir palavras mais cla­ras e esclarecedoras do que as seguintes: "Repreendeste as nações, destruíste os ímpios, apagaste o seu nome para sempre e eternamente" (Sal­mo 9:5). Apagar o nome para sempre e eternamen­te é algo concreto. Significa apagar da memória, esquecer. Assim, a Palavra de Deus é direta, inci­siva.

Mesmo assim, muitos se desviam de suas claras verdades, apegando-se a fábulas. Mas as Escrituras repetem, insistentemente, os seus sa­grados conceitos: "Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso os visitastes e destruíste, e apagaste toda a sua memória" (Isaías 26:14). Assim, somente os que não quiserem é que não verão seus claros ensinamentos, para sua própria perda.

Somente os justos viverão eternamente. De acordo com a Bíblia Sagrada, os ímpios não viverão para sempre: "Não deixa viver ao ímpio, e faz justiça aos aflitos" (Jó 36:6).

Satanás é retratado em todas as Escrituras como um tirano, o mai­or de todos eles. E o seu futuro está nelas expresso: "Porque o tirano é reduzido a nada; e se consome o escarnecedor, e todos os que se dão à iniqüidade são desarraiga­dos" (Isaías 29:20). Eis também o destino de todos os que deram ouvi­dos aos seus enganos: "E os povos serão como os incêndios de cal; como espinhos cortados arderão no fogo" (Isaías 33:12).

Se as pessoas se detivessem a examinar to­dos os textos das Escrituras que relatam a des­truição dos ímpios, certamente nenhuma dúvida teriam sobre este assunto. Ocorre que muitos, dis­traidamente, não atentando para o contexto, de­sinteressam-se do mesmo, firmando-se em con­ceitos errôneos, pré-estabelecidos.

Os ímpios, de acordo com a Palavra de Deus, não herdarão a terra, pois perecerão: (Salmo 1:6). Serão outros, os her­deiros da Terra. Todos os ensinamentos da Bíblia estão voltados para esta verdade: "Por­que o Senhor conhece o caminho dos, justos, mas o caminho dos ímpios perecerá""Por­que os malfeitores serão desar­raigados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a Ter­ra. Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros: desa­parecerão, e em fumo se desfa­rão. Espera no Senhor, e guar­da o Seu caminho, e te exaltará para herdares a Terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados . Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e as relíquias dos ímpios todas pere­cerão" (Salmo 37:9, 10, 20, 34 e 38).

Mas os ímpios serão arrancados da Terra, e os aleivo­sos serão dela exterminados: "Transtornados serão os ímpios, e não serão mais, mas a casa dos justos permanecerá" (Provérbios 2:22 e 12:7).

Estas são as próprias palavras do Deus Todo-poderoso, falando sobre a destruição de Satanás, por meio do Seu servo, o profeta Ezequiel: "Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formo­sura. Estavas no Éden, jardim de Deus... Tu eras querubim ungido para proteger, e Te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas (de glória) andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior (coração) de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pe­dras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sa­bedoria por causa do teu resplendor; por Terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a Terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espan­tados de ti; em grande espanto te tornaste, e nun­ca mais serás para sempre (Ezequiel 28:12-19).

Não há dúvida de que o Senhor se refere, no texto, a Satanás, como não pode haver dúvida sobre a sua completa e total destruição.

A pergunta do apóstolo, antes mencionada, portanto, está plenamente respondida e esclarecida: se apenas o justo se salva, não ha­verá no Universo de Deus ne­nhum lugar de castigo eterno para as infelizes criaturas que rejeitaram a salvação e a vida. A morte eterna é o seu quinhão.

Assim, tornam-se claras as pa­lavras do apóstolo: "E ouvi a toda a criatura que está no Céu, e na Terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está as­sentado sobre o trono, e ao Cor­deiro, sejam dadas ações de gra­ças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre" (Apocalipse 5:13).

O apóstolo da Revelação não viu, na refe­rência universal que fez, nenhum grupo de pes­soas infelizes e sofredoras, amaldiçoando o Criador, mas apenas seres felizes louvando o Autor da sua alegria e felicidade que, como a sua vida, não mais terão fim.




Anterior - Próximo