Antes que os juízos de Deus caíssem sobre os antediluvianos, foi-lhes dada ampla oportuni­dade de salvação. Rejeitando as advertências e convites de Deus, feitos por Noé, os ímpios e obstinados ha­bitantes da Terra, ao contrário, não perdiam oportunidade para vituperar aquele servo de Deus, lançando sobre ele as mais cru­éis zombarias e palavras de escárnio. Semelhantemente, nos dias de hoje, os que levantam sua voz anunciando o fim são considerados alarmistas fanáticos e fatalistas. Não raras ve­zes são desprezados e marginalizados. Mas o futuro mos­trará quem tinha razão.

Assim como Noé, estarão protegidos da terrível destruição que so­brevirá ao mundo. Chegará o dia em que toda oportunidade de salvação terá chegado ao fim. A misericórdia não mais pleite­ará pelos ímpios habitantes da Terra. Encerrado o Seu trabalho no Santuário Celestial, Jesus profe­rirá as terríveis palavras: "Está feito" (Apocalipse 16:17).

Assim como Deus fechou as portas da arca pelo lado de fora (Gênesis 7:16) para que nin­guém mais pudesse entrar, assim também a por­ta da graça estará para sempre fechada. Selado estará o destino de todo ser humano, para sem­pre. Assim como tudo permaneceu inalterado durante algum tempo, após o fechamento da arca e antes do dilúvio destruidor, assim também tudo parecerá inalterado durante algum tempo, depois do fechamento da graça e antes da vinda de Je­sus.

Está escrito, referindo-se a este tempo: "Quem é injusto, jaça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça jus­tiça ainda; e quem é santo, seja santificado ain­da" (Apocalipse 22:11). Nesse tempo, de nada va­lerão os esforços tardios daqueles que reconhe­cerem estar perdidos. Seu arrependimento extemporâneo será semelhante ao de Judas. Não será o arrependimento verdadeiro, a dor pelo pe­cado, mas o sentimento causado pela perda da salvação, que saberão ser irreversível e definiti­va.

O Espírito Santo retirar-se-á da Terra e todos terão de viver sem intercessor na presença de um Deus santíssimo. Então, cumprir-se-á o que está escrito: "E em ti não se ouvirá mais a voz de har­pistas, e de músicos, e de flauteiros, e de trom­beteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti se não ouvirá mais. E luz de candeia não mais luzirá em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá..." (Apocalipse 18:22).

Com a retirada do Espírito Santo as obras de arte e a composição de músicas inspiradoras terão fim. A vio­lência se multiplicará e a tristeza, o medo, o desespero e a angústia tomarão conta do mundo. A alegria desaparecerá da Terra.

Multidões trôpegas e de­sesperadas buscarão, tardia­mente, a Palavra de Deus e a salvação, mas a porta estará fechada. Está escrito: "Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a Terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do Norte até ao Oriente: correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão" (Amós 8:11-13).

A mesma Palavra de Deus, que não erra, não mente, não blefa e nem pode mu­dar, afirma: "Tardai e maravilhai-vos; folgai e clamai; bêbados estão, mas não de vinho, andam titubeando, mas não de bebida forte. Porque o senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, os profe­tas; e vendou as vossas cabeças, os videntes. Pelo que toda a visão vos é como as palavras dum li­vro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo. Ora lê isto ; e ele dirá: Não posso, porque está selado. Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo. Ora lê isto ; e ele dirá: Não sei ler" (Isaías 29:12).

Muitos que se diziam cristãos, crentes e religiosos, desfalecerão pela certeza da condena­ção. A respeito destes, está escrito, ainda: "Na­quele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sede" (verso 14). A causa de sua per­dição é clara, justa e está manifesta na Palavra de Deus: "Visto que amou a maldição, ela lhe so­brevenha, e, pois que não desejou a bênção, ela se afaste dele" (Salmo 109:17).




Anterior - Próximo