O mesmo fogo que irá destruir Satanás e os ímpios purificará toda a Terra, transformada num imenso lago incandescente. Então, o Senhor cumprirá Sua promessa de criar novos céus e nova Terra: "Porque, como os céus novos, e a Terra nova, que hei de fazer, estarão diante da Minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa pos­teridade e o vosso nome" (Isaías 66:22). Esta re­novação é repetida e esperada, ansiosamente, ao longo dos séculos, por todos quantos tiveram o privilégio de conhecer e aceitar o plano da reden­ção, o Evangelho Eterno.

O apóstolo Pedro se refere a esta nova Ter­ra, após mencionar a destruição do nosso mundo, pelo fogo: "Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova Terra, em que ha­bita a justiça" (II Pedro 3:13).

João, o apóstolo da Revelação assim expressou o que viu: "E vi um novo céu e uma nova Terra. Porque já o primeiro céu e a primeira Terra passaram, e o mar já não existe" (Apocalipse 21:1). Obviamente que o apóstolo se refere ao fato de o mar não existir, mas na forma e condições atu­ais. O mar voltará a existir na forma da primeira criação, segundo o plano original de Deus. O mar que deixará de existir é o mesmo que se seguiu à catástrofe do dilúvio, e que resultou na divisão dos continentes, a deriva continental.

Ele conti­nua: "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus . E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor: porque já as primeiras coisas são passadas" (Apocalipse 21:3-4).

Estas mesmas promessas já haviam sido proferidas mui­tos séculos antes de ser escrito o Apocalipse. O profeta Isaías escreveu inspirado pelo Deus Todo­-poderoso: "Aniquilará a morte para sempre, e assim enxuga­rá o Senhor Jeová as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a Terra: porque o Senhor o disse" (Isaías 25:8).

O próprio Senhor é Quem atesta a autenticidade de Suas promessas de recriação: "E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço no­vas todas as coisas . E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis" (Apocalipse 21:5).

O plano da redenção foi concretizado. O sa­crifício do Calvário atingiu a plenitude de seu obje­tivo e propósito. Uma multidão incontável de seres felizes e perfeitos, restaurados à imagem e seme­lhança de Seu Criador, povoa a Terra renovada à beleza de quando fôra criada pela primeira vez.

As benditas palavras do Senhor são cum­pridas:"Porque eis que Eu crio céus novos e nova Terra: e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão" (Isaías 65:17). Certamente que a Palavra de Deus se refere às lembranças que pudessem provocar algum senti­mento de tristeza, como a evocação de algum ente querido que não tenha obtido a salvação, a vida eterna.

As lembranças positivas e felizes estarão vívidas e indeléveis na memória dos salvos. Por toda a eternidade deverá ser motivo de alegria a recordação de quando e como alguém contribuiu para que pessoas conhecessem a Jesus e o Seu Evangelho. Nada poderá ser mais gratificante do que a lembrança de ter sido uma fiel testemunha do Senhor e ter feito algo que ajudasse na salva­ção de um filho Seu.

A árvore da vida, mencionada no primeiro livro da Bíblia, estará na Cidade Santa e todos dela se servirão: "E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês: e as folhas da árvore são para a saúde das nações" (Apocalipse 22:1-2).

Esta mesma verdade encontra-se há milêni­os manifesta no Livro Sagrado: "E junto do ri­beiro, à sua margem, de uma e de outra banda, subirá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua fo­lha, nem perecerá o seu fru­to. Nos seus meses produzi­rá novos frutos, porque as suas águas saem do santuá­rio; e o seu fruto servirá de alimento e a sua folha de re­médio" (Ezequiel 47:12).

Está escrito sobre a nova Terra e a nova Jerusalém: "Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; ves­te-te dos teus vestidos formosos, ó Jerusalém, cidade san­ta; porque nunca mais entra­rá em ti incircunciso ou imundo" (Isaías 52:1). "E ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles... Ali não haverá leão, nem ani­mal feroz subirá a ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele. E os resgatados do Senhor voltarão, e virão a Sião com júbilo, e ale­gria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido" (Isaías 35:8-10). "E não entrará nela coi­sa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro" (Apocalipse 21:25).

Tudo isto está em harmonia com os textos da Palavra de Deus:" Ficarão de fora os cães e os feiticei­ros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a menti­ra" (Apocalipse 22:15). E ainda: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticei­ros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxo­fre; que é a segunda morte" (Apocalipse 21:8). "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os mal­dizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus" (I Coríntios 6:9-10).

E a misericórdia di­vina, reconhecendo a condição lastimável de tan­tos, aconselha, adverte e convida: "E é o que alguns têm sido, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus" (verso 11). "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" (I S.João 2:1- 2). "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O, enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensa­mentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar" (Isaías 55:6-7).

A clara afirmação da Palavra de Deus é de que o nosso pequenino e degradado planeta não será apenas restaurado à dignidade de quando foi criado. De acordo com o Livro Sagrado será ele exaltado acima de todos os mundos criados, pois se tornará a capital do Universo, o local onde Deus estabelecerá o Seu trono.

A glória de Deus, inimaginável para mentes humanas, iluminará a Cidade Santa, a Nova Jerusalém, um lugar onde, por esta razão, não haverá noite. A Bíblia Sagra­da assim menciona este fato: "E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela res­plandeçam, porque a glória de Deus a tem alu­miado, e o Cordeiro é a sua lâmpada" (Apocalipse 21:23). "E ali nunca mais haverá mal­dição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os Seus servos O servi­rão. E verão o Seu rosto, e nas suas testas estará o Seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia; e reinarão por todo o sempre. E disse-me: Es­tas palavras são fiéis e verda­deiras ; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o Seu anjo, para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve hão de acontecer" (Apocalipse 22:3-6).

A mesma verdade en­contra-se estampada nas páginas do Antigo Testamento, nas ins­piradas palavras do profeta de Deus: "Nunca mais se ouvirá de violência na tua Terra, de deso­lação ou de destruição nos teus termos; mas aos teus muros cha­marás salvação, e às tuas por­tas louvor. Nunca mais te servirá o sol para luz do dia, nem o seu resplendor a lua alumiará: mas o Se­nhor será a tua luz perpétua, e o Teu Deus a tua glória. Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará: porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão. E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a Terra; serão renovos por Mim plantados, obra das Minhas mãos, para que Eu seja glorificado" (Isaías 60:18-21).

"Naquele dia não ha­verá luz, nem frio, nem geada. Será um dia sin­gular conhecido do Senhor; não será nem dia nem noite. Quando a tarde chegar haverá luz. Naquele dia também correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e a outra me­tade até o mar ocidental: no verão e no inverno sucedeisto. O Senhor será o Rei sobre a Terra. Naquele dia um será o Senhor, e um será o Seu nome" (Zacarias 14:6-9).

As águas vivas, mencio­nadas pelo profeta, têm correspondente no Novo Testamento: "E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do tro­no de Deus e do Cordeiro" (Apocalipse 22:1).

Nesta bendita Terra renovada não haverá defi­cientes de nenhuma espécie e nem doentes, mas somente seres perfeitos, saudáveis física, mental e espiritualmente. Todas as conseqüências do pecado foram para sempre removidas.

Está escrito: "Confortai as mãos fracas, e fortalecei os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos, não temais; eis que o Vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus: Ele virá e vos salvará . Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo" (Isaías 35:3-6).

Nesta nova Terra o Espí­rito do Senhor e a Sua lei esta­rão no coração de todos os seus habitantes: "E vos darei um co­ração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o Meu Espírito, e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juízos e os observeis. E habitareis na Ter­ra que Eu dei a vossos pais, e vós Me sereis por povo, e Eu Vos serei por Senhor" (Ezequiel 36:26-28).

Estas promessas se destinam a todos os que, aceitando o Evangelho Eterno, herdarão o Reino de Deus, por ocasião da volta de Jesus e da primeira ressurrei­ção: "Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que Eu abrirei as vossas sepulturas e vos farei sair das vossas sepultu­ras, ó povo Meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que Eu sou o Senhor, quando Eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair das vossas sepulturas, ó povo Meu. E po­rei em vós o Meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa Terra: e sabereis que Eu, o Senhor, disse isto, e o fiz, diz o Senhor" (Ezequiel 37:12-14).

Os animais foram cria­dos, originalmente, para ser­virem de companhia e deleite ao homem, a obra-prima da criação: "E criou Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou: macho e fê­mea os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai­-vos, e enchei a Terra, e sujeitai-a; e dominai so­bre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a Terra" (Gênesis 1:27-28).

Também este propósito de Deus será restabelecido. A ferocidade de muitos desses animais teve como razão o pecado. Re­movido este, removidas estarão as suas consequências. Até mesmo as crianças terão in­dizível prazer em brincar com animais outrora ferozes e perigosos. Brincarão com eles, como brincam hoje com um cãozinho dócil. No plano original de Deus os animais não se alimentavam devorando-se uns aos outros. Nesse plano não existia o pecado e sua conseqüência, a morte (Romanos 6:23).

Assim, todos – homens e animais –, deveriam alimentar-se de vegetais e dos frutos da terra: "E disse Deus. Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente, que está sobre a face da terra; e toda a árvore, em que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento. E assim foi" (Gênesis 1:29-30).

Na Terra recriada e renovada todos os seres criados – homens e animais –, vol­tarão ao regime alimentar original. Assim é que está escrito: "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e bezerro, e o filho de leão e o animal cevado viverão juntos, e um menino pequeno os conduzirá. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca do áspide, e o já desmamado meterá a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da Minha santidade, porque a ­Terra se encherá do conhecimento do Se­nhor, como as águas co­brem o mar" (Isaías 11:6-9). "O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; o pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o Meu santo monte , diz o Se­nhor" (Isaías 65:25).

A Terra, devastada por tantos anos de maldição e de pecado, será finalmente restaurada. Todos os resgata­dos ao poder da morte, de to­dos os tempos, encontrarão a eterna paz e felicidade: "Por­que o Senhor consolará a Sião: consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia" (Isaías 51:3). "Naquele tempo , diz o Senhor, serei o Deus de todas as gerações de Israel, e elas serão o Meu povo" (Jeremias 31:1).

Satanás e seus anjos não mais existem. To­dos os perversos receberam a condenação da se­gunda morte e jamais voltarão a praticar o mal. Nunca mais haverá medo, tristeza e angústia: "Por­que o Senhor resgatou a Jacó, e o livrou da mão do que era mais forte do que ele. Assim que virão, e exultarão na altura de Sião, e correrão aos bens do Senhor... e a sua alma será um jardim regado, e nunca mais andarão tristes... e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e transforma­rei em regozijo a sua tristeza" (Jeremias 31:11-13).

Jesus é o Rei dos reis. Sua justiça cobriu a iniqüidade de todos quantos O aceitaram como Salvador: "Naqueles dias e naquele tempo farei que brote a Davi um renovo de justiça, e Ele fará juízo e justiça na Terra. Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome que lhe chamarão: O SENHOR É NOS­SA JUSTIÇA" (Jeremias 33:15-16). "Naqueles dias e naquele tempo , diz o Senhor, buscar-se-á a maldade de Israel, e não será achada; e os pe­cados de Judá, mas não se acharão; porque per­doarei aos que Eu deixar de resto" (Jeremias 50:20).

O brado de alegria e exultação entre todos os povos será o seguinte: "Alegrem-se os céus, e regozije-se a Terra, e diga-se entre as nações: O Senhor reina" (I Crônicas 16:31). "O Teu reino é um reino eterno; o Teu domínio estende-se a todas as gerações" (Salmo 145:13).

Na nova Terra, todas as maldições decor­rentes do pecado serão removidas. Quando Adão pecou, toda a Terra recebeu as conseqüências do seu pecado. O trabalho, que seria sempre delei­toso, tornou-se um fardo obrigatório e sem o qual ele não teria o seu pão. A Terra, cheia de espi­nhos: E a Adão disse: Por­quanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, di­zendo: Não comerás dela; maldita é a terra por causa de ti: com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Es­pinhos, e cardos também, te produzirá, e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado: porquan­to és pó, e em pó te torna­rás (Gênesis 3:17-19).

Na nova Terra, entretanto, o homem voltará ao primeiro domínio, como antes do pecado: "E a ti, ó torre do re­banho, monte da filha de Sião, a ti virá; sim, a ti virá o primeiro domínio, o reino da filha de Jerusa­lém" (Miquéias 4:8). "... E vos farei habitar como dantes, e farei vosso estado melhor que nos vos­sos princípios; e sabereis que Eu sou o Senhor" (Ezequiel 35:11).

Assim é que o Senhor mesmo é quem anuncia a mudança das maldições em bên­çãos: "Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta: o que será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará" (Isaías 55:13).


O trabalho voltará a ser uma atividade de­leitosa: "E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não planta­rão para que outros comam; porque os dias do Meu povo serão como os dias da árvore, e os Meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice" (Isaías 65:21-22).

É necessário que se tenha em mente que muitas profecias, tanto do Antigo, quanto do Novo Testamento, tiveram duplo cumprimento. Algumas, como a que estudamos, têm aplica­ção futura, na restauração da Terra, mas foram dadas, também, como promessa ao antigo Israel. Quando eram fiéis a Deus as bênçãos eram cer­tas. Não eram roubados e nem conquistados por outras nações e gozavam de vida longa e tranqüila. Igualmente, não se pode conceber que na eternida­de, no reino de Deus, existirão velhos e velhice ou qualquer forma de degeneração ou corrupção.

Não haverá, também, nessa Terra bendita, mais o perigo de o pecado ou o mal retornarem com toda a sua carga de infortúnio, que causaram a degradação do gênero humano. Em nenhum dos textos sagrados que se referem à nova Terra se vislumbra algo como a árvo­re do conhecimento do bem e do mal, ou qualquer outra forma de prova para o ho­mem. Ele estará acima e além de qualquer possibilidade de cair ou de pecar. Nunca mais será tentado: "... Não se levan­tará por duas vezes a angús­tia" (Num 1:9). "O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o Rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum" (Sofonias 3:15).

O Deus Todo-Podero­so, referindo-se à cidade san­ta e ao Seu povo, promete: "E Eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em re­dor, e Eu mesmo serei no meio dela, a Sua glória. E o Senhor seu Deus naquele dia os salvará, como ao rebanho do Seu povo; por­que como as pedras de uma coroa eles serão exaltados na Sua Terra" (Zacarias 2:5 e 9:16).

O caráter dos habitantes dessa nova Terra está patenteado nos registros sagrados: "Quem habitará essa Terra e herdará esse reino? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega sua alma à vaidade, nem jura enganosamente" (Salmo 24:4). "Porque os retos habitarão a Terra, e os sinceros permanecerão nela" (Provérbios 2:21).


Anterior - Próximo