Após o retorno de Jesus a esta Terra, ao fim do milênio, como foi descrito, todos os ímpios ressuscitarão. O salmista assim se expressou, ao ser-lhe mostrado este acontecimento: "Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal" (Salmo 37:35).

Mas eles res­suscitarão apenas para conhecer a sentença con­tra eles proferida durante o juízo milenar e para a execução da mesma. Após a execução da senten­ça, o mesmo salmista, referindo-se ao ímpio, afir­mou: "Mas passou e já não é; procurei-o, mas não se pôde achar" (verso 36).

Com a ressurreição dos ímpios, a restrição imposta a Satanás foi removida e ele novamente põe-se a enganar as nações, que é a função inerente ao seu caráter. Assim diz a Palavra de Deus: "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da Terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em bata­lha" (Apocalipse 20:7-8).

A expressão Gogue e Magogue simboliza todos os ímpios de todos os tempos, que serão ressuscitados após o milênio. O profeta Ezequiel refere-se a eles, dizendo desta ressurreição que foram visita­dos , semelhantemente às pa­lavras de outro profeta, já men­cionadas (Isaías 24:22), quando afirmam que serão eles amontoados numa mas­morra (mortos) e depois de muitos dias visitados (ressuscitados).

Assim, ele profetiza contra Gogue: "Depois de muitos dias serás visitado. No fim dos dias virás à Terra que se retirou da espada, e que veio dentre muitos povos aos montes de Israel, que sempre serviram de assolação..." (Ezequiel 38:8).

Instigada por Satanás, a inumerável multi­dão de todos os ímpios de todos os tempos arregimentar-se-á contra o Senhor e contra a cidade santa: "Então subirás, virás como uma tem­pestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a Terra, tu e todas as tuas tropas, e muito povo conti­go. Assim diz o Senhor Jeová: E acontecerá naque­le dia que terás imaginações no teu coração, e con­ceberás um mau desígnio" (Ezequiel 38:9-10).

As imaginações e o mau desígnio a que se refere a Pa­lavra de Deus são o intento dos ímpios, sob a liderança de Satanás, de assaltar e tomar a santa ci­dade. Continua o relato sagrado: "E subirás contra o Meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a Terra. No fim dos dias sucederá que hei de trazer-te contra a Minha terra, para que as nações Me co­nheçam a Mim, quando Eu Me houver santificado em ti aos seus olhos, ó Gogue" (Ezequiel 38:16).

O profeta Ezequiel e o apóstolo do Apocalipse referem-se a um mesmo acontecimen­to, ao mencionarem a chuva de fogo, saraiva e enxofre que cairá sobre Satanás e os ímpios quan­do investirem contra a cidade santa: "... e gran­des pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei cair sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os mui­tos povos que estiverem com ele" (Ezequiel 38:22). "E enviarei fogo sobre Magogue, e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que Eu sou o Senhor" (Verso 39:6).

A Palavra de Deus dá ênfase ao fato de que tudo será cumprido, de acordo com as Escrituras: "Eis que é vindo, e se cumprirá, diz o Senhor Jeová; este é o dia de que tenho falado" (verso 8).


Anterior - Próximo