Ao serem os remidos arrebatados para o en­contro com Jesus nos ares (I Tessalonicenses 4:17), terá início a mais extraordinária viagem que alguém jamais sonhou fazer. Jesus conduzirá a incontável multidão de Seus filhos para o lugar que conhecemos pelo nome de céu. Segundo a Bíblia Sagrada, este lugar maravilhoso tem existência física, real e geográfica e é de onde Deus governa o Universo infinito.

Terá início, nessa ocasião, um período de mil anos, que separa as duas grandes ressurrei­ções, a dos justos e a dos ímpios. Nesse período, Satanás ficará limitado a uma Terra desolada, com to­dos os seus anjos. Impedido de alçar vôo para outros mundos, nada haverá aqui para distraí-lo.

Durante mil anos, solitário e sem ter a quem tentar, irá refletir nas conseqüências de sua rebe­lião e do terrível destino que o espera no futuro. A Palavra de Deus se refere a essa circunstância como a uma prisão, a que ele estará circunscrito: "E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo" (Apocalipse 20:1-3). O abismo, como já foi mencionado, é a pró­pria Terra, desolada, vazia e escu­ra. O selo é a referência simbólica à sua impossibilidade de fugir a essa circunstância.

Enquanto ele está preso na Ter­ra, os remidos são recebidos no céu. Linguagem humana alguma pode exprimir o que significará adentrar os portais da Cidade San­ta. Convidados por Jesus, ao som de música celestial, tomarão pos­se da herança prometida. Durante todo o período dos mil anos mencionados, permanecerão com Jesus, ajudando e participando do julgamento de todos aqueles que não ressuscitaram na primeira ressurreição e dos que foram mortos na vinda do Senhor, ou seja, o julgamento de todos os ímpios, que a Bíblia cha­ma de julgamento dos mortos.

Por esta razão é que é dito que os remidos assentar-se-ão em tro­nos e ser-lhes-á dado o poder de julgar: "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar...; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos" (Apocalipse 20:4 des­tacamos). A expressão reinaram pode ser ade­quadamente traduzida como julgaram ou par­ticiparam do julgamento.

Portanto, o exame racional do texto bíblico revela, de maneira firme, clara e direta, que o mi­lênio não será vivido aqui na Terra, mas no céu. Nessa época a morte já terá sido vencida (I Coríntios 15:54-55). Ninguém estará mais su­jeito às doenças e à velhice. Ninguém mais mor­rerá. Assim é que alguns textos que muitos atri­buem a esse período, no qual as pessoas voltari­am a ter um longo período de vida e depois morreriam, não são adequados ao mesmo. Muitos afirmam que o pecado não será tolerado no milênio, e é verdade. Não apenas no milênio, mas para toda a eternidade, pois ele foi vencido e extirpado com a volta de Jesus.

A mudança na natureza humana não será transitória e temporária, mas definitiva e eterna. O homem terá voltado ao primeiro domínio, como quando foi criado. A lei de Deus estará no seu coração (Hebreus 10:16). O caráter de todos será semelhante ao caráter de Jesus, cujas vestes que simbolizam Sua Justiça, receberam.

A Terra será o cárcere de Satanás, nesses mil anos. Igualmente, ela representa a prisão para os que aqui ficarão mortos, amontoados, e que somente depois de muitos dias, ou muitos anos (ou seja, depois de mil anos), serão novamen­te visitados e voltarão à vida, na segunda ressurreição.

Está escrito: "De todo se es­vaziará a Terra, e de todo será saqueada, porque o se­nhor pronunciou esta pala­vra. De todo será quebran­tada a Terra, de todo se romperá a Terra, e de todo se moverá a Terra. De todo vacilará a Terra como o ébrio, e será movida e removida como a choça de noite; e a sua transgressão se agravará sobre ela, e cairá, e nunca mais se levantará. E será que naquele dia o Senhor visitará os exércitos do alto na altura, e os reis da Terra sobre a Terra. E serão amontoados como presos numa masmorra, e serão encerrados num cárcere; e serão visitados depois de muitos dias" (Isaías 24:3, 19-22).

Esta visita será o retorno de Jesus à Terra, após concluído o juízo milenar, no céu.


Anterior - Próximo