Deus jamais permitiu que alguém fosse possuidor da verdade absoluta, da plenitude de todo o conhecimento, para que não viesse a se engrandecer e isto fosse causa de sua ruína. Por esta razão é que, não raras vezes, o Todo-poderoso tem Se valido de instrumentalidades humanas as mais humildes, nem sempre preparadas nas escolas e universidades, mas capacitadas pela sujeição aos Seus eternos princípios morais. Esta submissão às influências regeneradoras do Espírito Santo é que pode revelar a natureza da verdadeira grandeza a que o homem pode chegar.

Existem muitas coisas que necessitamos aprender. No entanto, existem muito mais coisas que precisamos desaprender. Por esta razão é que se pode afirmar que a verdadeira grandeza de al guém está na humildade. Ao confrontar a verdade com o erro, mesmo havendo defendido este erro, não titubeará em abraçar a verdade descoberta e renunciar ao erro antes defendido, ainda que esta renúncia possa parecer penosa. Reconhecerá que muito mais importante do que a própria convicção pessoal, é a verdade libertadora de Deus que deverá prevalecer.

Por isto é que o orgulho está exatamente em oposição a este sentimento ou estado. Diz a Palavra de Deus: "Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade" (Provérbios 16:32). Exatamente por entendermos que existem doutrinas e teorias divergentes às apresentadas neste estudo é que convidamos a todos que têm delas entendimento ou interpretação diferentes, para uma reflexão sincera. Rogamos às pessoas que não concordem com estes estudos, que nos procurem e nos mostrem, à luz das Sagradas Escrituras e da História, o que julgarem em desacordo com os princípios que defendem.

Afirmamos sincera e humildemente que nosso único propósito é o de divulgar o que entendemos ser a verdade revelada de Deus. Em nenhuma hipótese obstinaremos caso nos seja mostrado algum equívoco em nossa dissertação. Da mesma forma suplicamos que o pesquisador sincero avalie as informações aqui trazidas, compa­rando-as com as Sagradas Escrituras a fim de que possa tirar as suas conclusões, sob a direção do Espírito Santo.

Ao fim, certamente que a verdade de Deus sobressairá, porque ela não é de interpretação particular e nenhuma há de faltar, segundo a infalível Palavra do Senhor: "Buscai no livro do Senhor, e lede: nenhuma destas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a Minha própria boca o ordenou..." (Isaías 34:16).

A verdadeira grandeza, segundo os princípios do reino de Deus é - repetimos - a humildade. Esta se revela no propósito de retomar o caminho certo, verdadeiro, e da abdicação das convicções errôneas, porventura antes aceitas e defendidas. Este deve ser o caráter do verdadeiro cristão. Está escrito: "O temor do Senhor é a instrução da sabedoria: e adiante da honra vai a humildade". "Antes da ruína eleva-se o coração do homem; e adiante da honra vai a humildade". "O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida" (Provérbios 15:33, 18:12 e 22:4).


Anterior - Próximo