O Autor e Inspirador das Sagradas Escrituras é o próprio Deus Todo-poderoso. Não poderiam ser homens bons, os seus autores, que mentissem seguidamente ao afirmar: Assim diz o Senhor , se o Senhor assim não houvesse dito. Igualmente não podem ter por autoria homens maus, porquanto todas as suas páginas estão repletas de ensinos morais e de condenação ao erro, o que exclui esta possibilidade.

E as palavras manifestas no livro sagrado são diretas, positivas e claras: Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de Mim não há Deus... Eu fiz a Terra e criei nela o homem; Eu o fiz: as Minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as Minhas ordens . Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a Terra, e a fez; Ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro (Isaías 45:5, 12 e 18).

Por meio do mesmo profeta o Senhor continua: Também a Minha mão fundou a Terra, e a Minha destra mediu os céus a palmos; Eu os chamarei, e aparecerão juntos (48:13).

As mesmas mensagens são pelo Senhor enviadas através de outros profetas: Eu fiz a Terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da Terra, pelo Meu grande poder, e com o Meu braço estendido... Ele fez a Terra com o Seu poder, e ordenou o mundo com a Sua sabedoria, e estendeu os céus com o Seu entendimento (Jeremias 27:5 e 51:15). Porque é Ele que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da Terra; o Senhor, o Deus dos Exércitos é o Seu nome (Amós 4:13).

Jesus Cristo, o mesmo cujo nome é hoje em grande medida desprezado e que um dia foi crucificado pelos homens, é Ele o Criador de todas as coisas. Está escrito, a Seu respeito: Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez . Estava no mundo e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O conheceu (S. João 1:3 e 10).

Toda a Bíblia manifesta, no Antigo e Novo Testamentos, esta condição de Jesus, como Deus e Criador. Havendo descido até aos homens, transformou-Se num de nós, para sofrer a condenação do pecado e vencer a morte. Dessa forma poderíamos voltar a ter o direito de viver eternamente, pelos Seus méritos, conforme o Seu plano original.

Assim, estava profetizado de Jesus, séculos antes de Ele vir à Terra, como homem: Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; e o principado está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz . Quando aqui esteve, Aquele que não pode mentir afirmou taxativamente: Eu e o Pai somos um (S. João 10:30). Eis o que Paulo, o apóstolo dos gentios escreve, referindo-se a Jesus: O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, porque nEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na Terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nEle habitasse, e que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da Sua cruz, por meio dEle reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na Terra como as que estão no Céu (Colossenses 1:15-17 e 19-20).

E o mesmo apóstolo completa: Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Colossenses 2:9).

Os homens deveriam sempre olhar para o céu numa noite estrelada. Assim, poderiam dizer com o profeta: Levantai ao alto os vossos olhos, e vede Quem criou estas coisas, Quem produz por conta o seu exército, Quem a todas chama pelos seus nomes; por causa da grandeza das Suas forças, e pela fortaleza do Seu poder, nenhuma faltará (Isaías 40:26). E poderiam cantar, com o salmista: Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite (Salmo 19:1-2).

Muitas pessoas têm vergonha de confessarem-se crentes em Deus, porque virou modismo declarar-se ateu ou evolucionista. A Bíblia Sagrada identifica claramente a estes: Por causa do seu orgulho o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: 'Não existe Deus' (Salmo 10:4).

As palavras do próprio Senhor Jesus devem servir para consolo e esperança, e também como advertência: Portanto, qualquer que Me confessar diante dos homens, Eu o confessarei diante de Meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que Me negar diante dos homens, Eu o negarei também diante de Meu Pai, que está nos céus (Mateus 10:32-33). A Palavra do Senhor diz, claramente: Aos que Me honram, honrarei, porém os que Me desprezam, serão envilecidos (I Samuel 2:30).

Há dois mil anos o apóstolo lançou sua advertência, válida para todas as épocas: Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência (1Timóteo 6:20).

Esta falsamente chamada ciência constrói grandes edifícios teóricos que desabam da noite para o dia. As teorias mudam constantemente, como a dos quasares, que ruiu com algumas fotos e informações do telescópio americano Hubble, recém-divulgadas. A este respeito, eis as declarações de John Bahcall, professor de ciências naturais do Instituto para Estudos avançados de Princeton, em Nova Jersey, EUA, sobre o assunto, publicadas na Revista VEJA edição n° 1.472, de 27/11/96: Tudo o que sabíamos sobre estes corpos celestes pode ser jogado fora .

Muitos têm negado a Deus, mas para estes ser-lhes-iam interessantes as palavras de uma das maiores expressões da literatura mundial, em todos os tempos, o escritor francês Vitor Hugo: Há quem negue o Infinito. Alguns, também, negam o Sol: são os cegos .


Anterior - Próxima