Em meados do século passado três movi mentos mundiais abalaram o mundo e têm tido continuidade até hoje quando, segundo a inspirada profecia bíblica de verão experimentar um recrudescimento especial, um cresci mento que novamente provocará uma como ção mundial. Esta pre gação precederá a tão esperada consuma ção dos séculos , na breve volta de Jesus Cristo a este mundo, conforme Suas próprias palavras que não podem mentir, expressas atra vés das Sagradas Escrituras. E o último sinal que antecederá a Sua vinda foi anunciado pelo Salvador: E este Evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gen­tes, e então virá o fim (Mateus 24:14).

Três anjos simbólicos anunciaram e repre sentaram os três grandes movimentos mundiais já mencionados. O primeiro movimento foi o do advento, isto é, o que reuniu milhares de estudi osos das Escrituras, de todo o mundo e de todas as denominações religiosas, através do qual en tenderam pelo estudo das profecias inspiradas que estava muito próximo o dia da segunda vin da de Jesus a este mundo, conforme Suas pro messas. Esta mensagem foi dada ao mundo com grande poder.

O segundo movimento, decorren te do primeiro, é o do anúncio do juízo de Deus. A profecia que deu origem à mensagem adventista indicava a data da purificação do san tuário celestial e abrangia um período de 2.300 anos (Daniel 8:14). A má compreensão desta pro fecia induziu os estudiosos a acreditar que o san tuário referido seria a Terra e que a sua purifica ção seria a sua destruição provocada pelo se gundo advento ou a segunda vinda de Jesus.

De pois da grande decepção verificada, frustradas mas apenas retardadas as suas esperanças, enten deram o verdadeiro significado da profecia, que se referia ao juízo, já mencionado. Ambas as men sagens passaram a ser pregadas simultaneamen te, porque segundo a profecia relativa àqueles mensageiros, deveriam os mesmos ensinar ou profetizar outra vez a muitos povos e nações e reis e línguas (Apocalipse 10:11).

Ao estudarem mais aprofundadamente as lições da Palavra de Deus, descobriram que muitas das Suas límpidas verdades haviam sido modificadas por um po der anticristão, que exerceu domínio absoluto por mais de doze séculos, subvertendo inclusive Sua Lei Moral e as verdades do Evangelho Eterno.

O terceiro movimento, representado pelo respecti vo anjo simbólico, anuncia exatamente o restabelecimento e a restauração destas verdades. Eis o texto sagrado, na figura de três anjos pro clamando os juízos de Deus: E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o Evangelho Eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a Terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, dizen do com grande voz: Temei a Deus e dai-Lhe glória; porque vinda é a hora do Seu juízo. E adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas. E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. E seguiu-os o terceiro anjo, di zendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da Sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cor deiro (Apocalipse 14:6-10).

O apóstolo identifica as características destes mensageiros: Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guar dam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus (verso 12).

Note-se que é dada grande ênfase aos atri butos do Criador, que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas (verso 7), enfim, que fez ou criou todas as coisas.


Anterior - Próxima