Desde o tempo dos apóstolos a volta de Jesus é esperada. A justificada impaciência pelo cumprimento da redenção prometida tem-se manifestado em todos os tempos. Entretanto, esta impaciência muitas vezes transforma-se em escárnio e incredulidade, especialmente nos dias finais da história deste mundo.

Eis o que o apóstolo afirmou, a este respeito: "Sabendo primeiramente isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da Sua vinda? Porque desde os dias que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação" (II Pedro 3:3-4). Entretanto, os propósitos de Deus são diferentes dos propósitos dos homens. A infinita sabedoria do Todo-poderoso busca resultados eternos, enquanto a sabedoria humana não raro se fixa em objetivos imediatos e passageiros.

Por isto o apóstolo continua: (II Pedro 3:8-9). Aquilo que Jesus prometeu não deixará de ter perfeito e completo cumprimento, no momento devido, ainda que alguns possam imaginar que esteja havendo algum atraso: "Mas amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, se não que todos venham a arrepender-se""Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir, virá, e não tardará" (Hebreus 10:37).

Não será vã a fé dos que esperam a bendita promessa. Nossa esperança não será frustrada. Tão somente é necessário que seja exercitada a paciência: "Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações, porque já a vinda do Senhor está próxima" (Tiago 5:7-8).


Anterior - Próximo