O CAMINHO DE DEUS (O pior cego é o que não quer enxergar!)

Qual a importância e significado desse verso bíblico no contexto da redenção da humanidade? Poucas pessoas há que possam discernir a sua importância no conhecimento e interpretação das solenes verdades nele contidas. TODO o ensinamento bíblico judaic0-cristão estão resumidos na simbologia e no ritual do santuário, tanto o antigo instituído no deserto por Deus por direta orientação dada a Moisés, quanto o extraordinário templo construído por Salomão e depois reconstruído por Esdras e ainda mais tarde por Herodes.
O magnificente templo de Salomão foi considerado como uma das sete maravilhas do mundo antigo. Entretanto ele obedecia em absolutamente todos os detalhes as proporções do modesto santuário

É importante lembrar duas coisas de fundamental importância para a compreensão do presente estudo: As coisas de Deus são sagradas. Ele nada faz por mero capricho e todas as instruções contidas em Sua Palavra têm uma finalidade útil e proveitosa para Suas criaturas e Seus santos propósitos. Está escrito: "Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, QUE TE ENSINA O QUE É ÚTIL, e te guia pelo caminho em que deves andar" (Isaías 48:17).
Portanto fica claro que o SENHOR, ao instituir as cerimônias do santuário terrestre, modelo do santuário celestial, tinha um objetivo prático, simbólico e instrutivo, para a comprensão da obra da redenção da humanidade, executada por Jesus, o Unigênito de Deus, que deu vida ao homem no Éden e deu a Sua vida na cruz para que a vida humana pudesse ser perpetuada por Seu sacrifício vicário, ou seja, substituto.
A morte na cruz e Sua ressurreição abriram a oportunidade para que o homem condenado à morte eterna pudesse novamente ter a oportunidade de receber a vida eterna, perdida no Éden, por ocasião do pecado de Adão e Eva, nossos primeiros pais. Eis a prova incontestável dessa afirmação: "Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" (I Coríntios 15:21 e 22).
OS DOIS CONCERTOS:
Muitos cristãos sinceros têm ficado em perplexidade e dúvidas com relação à carta que Paulo, chamado o Apóstolo dos Gentios, escreveu para os de sua raça e religião, os HEBREUS. Esta matéria foi idealizada e escrita para responder às dúvidas manifestadas com realação aos dois concertos e à "abolição" da lei, que "envelheceu" o primeiro concerto, que por esta razão está perto de acabar (Hebreus 8:13).
Não se pode jamais esquecer que a justiça de Deus é eterna, que Ele não mente e não muda e que Ele cumpre todas as Suas promessas. "Para sempre, ó Senhor a Tua palavra permanece no Céu" (Salmos 119:89).
O primeiro concerto da graça divina foi manifesto ainda no Éden, quando o Criador prometeu que a descendência da mulher pisaria a cabeça da serpente, (destruição de Satanás), ainda que à custa do sacrifício da cruz (a picada no calcanhar). A nudez do primeiro casal foi coberta com a pele do cordeiro morto para tal, simbolizando que a justiça de Cristo é que seria a sua veste simbólica dali em diante. A partir de então, foram instituídos os sacrifícios de animais perfeitos, cordeiros sem mancha, representando o verdadeiro Cordeiro de Deus que viria no futuro para tirar o pecado do mundo.
Sempre que o homem pecasse ofereceria, simbolicamente, o sacrifício de um animal, sobre o qual lançaria a culpa do seu pecado, manifestando arrependimento e fé no sacrifício vindouro, representado pela morte do próprio Criador.
Quando o santuário foi levantado ele continha três partes: o pátio dos sacrifícios, o lugar santo e o lugar santíssimo. Na primeiro, cuja porta era chamada CAMINHO, eram sacrificados os animais sem mancha, diariamente, nos sacrifícios da manhã e da tarde. Na segunda, chamada VERDADE, os sacerdotes ministravam diariamente, lançando sobre a mesma a culpa do pecado dos adoradores, contaminando-a. Na terceira, chamada VIDA, era realizada a mais solene das festas c

Quando Jesus, o Cordeiro de Deus, foi imolado na Cruz, exatamente na hora do sacrifício da tarde, o véu do templo que separava o lugar santo do lugar santíssimo foi rasgado de alto a baixo. O lugar mais sagrado da terra, indevassável aos olhos mortais ficou exposto para os sacerdotes apavorados por causa dos sinais que se seguiram à morte do Filho de Deus. Naquele momento tudo o que estava prefigurado no tão rico e representativo sistema sacrifical chegou ao seu final, tendo cumprido o seu objetivo por tantos e séculos e mesmo milênios. O tipo encontrara o antítipo, a sombra encontrara a figura. Assim é que Paulo escreveu que tudo aquilo, que como um ensinador, um aio, por tanto tempo conduzindo os adoradores havia sido pregado na cruz, deixado de fazer sentido.
Tudo o que fora mencionado por patriarcas, profetas, e nos salmos, havia se cumprido na cruz, no que se refere à primeira parte do ministério de Jesus, o homem de dores que foi levado ao matadouro como um cordeiro mudo e levou sobre si o pecado de muitos, de todos aqueles que o aceitarem. (Salmos 22; Isaías 53).
O segundo concerto não é um concerto diferente do primeiro. É, igualmente, um concerto da graça de Deus com o homem. O que mudou é que tudo que prefigurava o Salvador por meio de símbolos deixou de ter utilidade, pois aquilo que era simbolizado como a luz da lua, antes de Cristo, passou a ser iluminado com o Sol da Justiça, ofuscando todo o antigo ritual e tornando-o desnecessário, por já ter cumprido o papel para o qual fora instituído (Apocalipse 12:1 e 2).
O Evangelho de Deus é eterno. Sua justiça e suas verdades são eternas. Sua Lei e Seu caráter são imutáveis, eternos. A Bíblia Sagrada, separada em duas partes - o Antigo e o Novo testamentos - não se contradiz. O Antigo testificava de Jesus, provido pelo Pai por meio de Seus fiéis mensageiros apontava para o Messias vindouro, e dEle testificava. O Novo apenas comprovou o que dEle estava escrito e relata a história de Sua vida e de Seu ministério. Ele confirma o Antigo e acrescenta luz no caminho da salvação do homem.
Há que se ter em conta que a carta aos Hebreus foi escrita para a nação que durante tanto tempo observara um ritual típico e que ao longo dos séculos foi deixando de enxergar o Messias prefigurado em seus símbolos e pela sua tradição foi cada vez mais se apegando aos rituais pelos que eles eram e não pelo que simbolizavam.
Por esta razão eles se obstinaram em renunciar e abandonar aqueles antigos ritos, o sacrifício de animais, a circuncisão, todos os simbolismos e rituais de sua fé. Foi para eles e nesse contexto que Paulo escreveu, para abrir-lhes os olhos e o entendimento, assim como Jesus falou aos discípulos de Emaús, Pedro falou no dia de Pentecostes, Estêvão falou no Sinédrio no dia em que foi apedrejado e Filipe falou ao eunuco etíope, no dia em que o batizou.
O capítulo 8 da carta aos Hebreus tem que ser estudado no seu contexto geral e especialmente com atenção ao capítulo 9. O Sumo Sacerdote do Novo Concerto é Jesus Cristo, que cumpre exatamente, no santuário celestial, o que todo o povo do Antigo Testamento realizava por meio dos sumos-sacerdotes hebreus.
Existe um sa

Leia, prezado amigo e irmão, todo o conteúdo da carta aos Hebreus, tendo em mente que Paulo escrevia para um povo especial, peculiar, mostrando as mudanças que tinham de acontecer na forma de adoração, visto que tudo que o primeiro sistema prefigurava havia se cumprido na pessoa de Jesus. Leia especialmente os capítulos 8 e 9, conjuntamente, e não haverá dúvida de que Paulo fala da eterna redenção que há em Jesus, que hoje, no lugar santíssimo do santuário celestial intercede por Seus filhos que nEle confiaram a sua vida e a sua salvação.
3 comentários:
muito bom estudo,com clareza.DEus o ilumine sempre.
Eduardo, nao e' muito bom e nem claro o estudo. E' superficial e ignora Hebreus 10:20 que diz que Cristo ou Seu corpo partido por nos e' a cortina ou veu que se partiu de cima abaixo e nos deu acesso ao Pai! Hebreus tambem e' claro em dizer que Cristo, tendo oferecido um sacrificio completo, Se assentou 'a direita da Majestade logo apos Sua ascencao aos Ceus! Esta' entao na presenca do Pai desde que subiu aos ceus nao tendo necessitado esperar ate' 1844 para faze-lo! Temos que nos livrar de heresias e interpretacoes que servem para explicar o fiasco de adventistas terem marcado data para a vinda de Cristo tantas vezes e ainda por cima dar a desculpa de que o proprio Deus programou o fiasco escondendo passagens que dizem que nem o Filho e nem os anjos do Ceu sabiam o dia e a hora! Nao sera' por esta e outras desculpas que nos chamam seita?! Evangelicos tem uma interpretacao equilibrada das Escrituras concordando com o plano da salvacao revelado na cruz do Calvario. Alguns adventistas ainda se comportam como se o trabalho nao foi levado a cabo na cruz e ainda contam com as obras vazias para conseguir algo junto ao Pai, qdo tudo ja' foi feito por Cristo que por nos sempre intercedera'!
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Logo, as perguntas que faco sao:
1. Se Cristo ja' havia cumprido a 1a. parte do servico do santuario na cruz, o que ficou fazendo no primeiro compartimento por 1844 anos? Nao ficou oferecendo bodes e cordeiros ou morrendo de novo, ne'?
2. Apesar de Moises ter tido a visao do tabernaculo celeste e ter sido orientado p/ fazer como lhe havia sido instruido, porque Joao ve criaturas e almas dos martires clamando do altar das oracoes e no santuario terrestre tais coisas nao acontecem? Nao seria somente uma alegoria esses aposentos no ceu? Ou sera' que Cristo sendo a luz necessitaria de candelabro c/ chamas no Ceu e os anjos ofereceriam incenso de coisas corruptiveis no culto a Deus!
3. Nao seria blasfemia dizer que a expiacao nao terminou na cruz quando a propria Biblia afirma que Cristo consumou Sua obra de uma vez por todas pelo homem no calvario com as palavras "Esta' Consumado?"
4. O sumo sacerdote entrava somente uma vez ao ano no santissimo e por menos de 24 hrs. Se Cristo entrou no santo dos santos em 1844 porque nao saiu de la' depois de mais de 100 anos?
5. Porque afirmam judeus que em 1844 o dia da Expiacao nao aconteceu em 22 de outubro e adventistas agora dizem que a seita dos caraitas o comemorou neste dia quando na verdade a seita e' obscura havendo membros so' no Egito ou Norte da Africa e esta afirma que o dia do perdao nunca cai tao tarde assim em outubro, ocorrendo geralmente em meados de setembro?
6. Assim como catolicos invalidam o sacrificio de Cristo ao dizerem que Ele morre em todo sacrificio da missa, nao estariamos nos invalidando o sacrificio completo e eterno ao dizermos que Ele continua oferecendo Seu sangue no santissimo como diz este artigo?
7. Seriam realmente dias literais as 2300 tardes e manhans quando parecem referir-se aos sacrificios da manhan e da tarde do santuario terrestre?
8. Se nao ha' pecado ou corrupcao no Ceu, como necessita ele de purificacao?
e s, ao Ceu, como necessita este de purificacao e se Deus atira nossos pecados nas profundezas do mar e
'deles nao mais se lembra'
d dizer que s cristo ao dizerem que Cristo morre em toda missa quando a Biblia diz que Ele morreu de uma vez por todas na cruaz2.
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