A Bíblia Sagrada, a Palavra escrita de Deus é, segundo ela mesma, "QUASE" toda inspirada por Seu Autor Divino, o Deus Todo-Poderoso, e inspirada pelo Espírito Santo, que a confiou a homens santos, patriarcas, profetas e apóstolos para a escreverem segundo seus estilos próprios. Ela é um todo indivisível e incontroverso, pois é toda ela provinda de um mesmo Autor, sendo sua própria intérprete, pois nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação (II Pedro 1:20).

Homens mal-intencionados e que fazem da religião e da fé motivo de exploração e comércio, com interesses inconfessáveis, têm mudado a verdade de Deus em mentira, trazendo confusão, incredulidade e perdição para multidões. O próprio Apóstolo Pedro afirmou que muitos torcem as cartas de Paulo, entre as quais há pontos difíceis de entender. Estes, chamados de indoutos e inconstantes torcem igualmente outras partes da Escritura, para sua própria perdição. Ele próprio chama a esses apóstatas e hipócritas de "homens abomináveis" (II Pedro 3:15-17).

A Bíblia Sagrada é composta de 66 livros, 39 referentes ao Antigo Testamento e 27 ao Novo. Ela foi escrita num período aproximado de 1.600 anos, por 40 pessoas, aqueles homens santos de Deus, antes referidos. Ela contém 1. 189 capítulos, 31.102 versículos, e dependendo da versão ou do idioma, mais de 773.000 palavras e mais de 3.500.000 letras. Por que estas estatísticas? Para justificar a palavra QUASE, na afirmação, antes mencionada, da sua origem e da inspiração de Deus, o Seu Autor.

Existe uma pequenina parte que Deus não confiou a homem nenhum. Esta parte Ele não a inspirou pelo Seu Espírito Santo, mas Ele próprio a escreveu, com Seus próprios dedos, em tábuas de pedra, numa clara indicação de sua importância e perpetuidade: o Decálogo, contendo os dez mandamentos de Sua Lei Moral, base e princípio de Seu Trono, resumo de Seu Eterno amor e justiça, contendo a súmula das obrigações do homem para com o Seu Criador e para com seus semelhantes.

O pecado do homem teve origem no Éden. Isto significa que a Lei dada no Monte de Sinai já existia antes, porque está escrito: "O pecado é a transgressão da Lei" (I João 3:4). Se não existisse a Lei também não poderia haver pecado, que é o que também afirma o Apóstolo Paulo, ao ensinar: "Porque onde não há lei, também não há transgressão" (Romanos 4:15).

Pessoas mal-informadas ou mal-intencionadas ou por desconhecerem o assunto confundem, intencionalmente ou não, a Lei Moral expressa nos dez mandamentos do Decálogo, destinada a todos os homens, com as leis cerimoniais dirigida aos hebreus, ao saírem do cativeiro egípcio, e que representavam todos os passos e lições tipificando o futuro sacrifício do Messias prometido.

Desde Adão muitos destes ensinamentos já eram cumpridos, como a oferta dos sacrifícios de animais perfeitos, representando o perfeito sacrifício futuro do Cordeiro de Deus que viria para tirar o pecado do mundo.

A Lei de Deus é eterna, existia antes do pecado e continuará a existir quando o pecado for erradicado com a destruição de Satanás, seus anjos rebeldes e de todos os ímpios. Existem marcantes diferenças entre a Lei moral e as leis cerimoniais. A primeira foi escrita por Deus em tábuas de pedra, com Seus próprios dedos. As segundas foram dadas por Deus e ditadas a Moisés que as copiou em rolos de papiro.

A Lei Santa, Justa e Boa, Lei da Liberdade, da qual não cairá nem um til, mesmo que passem o céu e a terra, foi colocada DENTRO da arca sagrada da aliança (Êxodo 40:20 e Deuteronômio 10:2), que era modelo da que existe no santuário celestial e que foi vista por João, como está escrito: "E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo" (Apocalipse 11:19).

A lei de cerimônias servia de aio, ou de tipos, sombra das coisas futuras foi pregada no madeiro quando teve cumprimento com o sacrifício da cruz, quando o véu do templo se rasgou de alto a baixo, quando o tipo encontrou o antítipo e a sombra encontrou o corpo. Esta lei era colocada FORA da arca da aliança (Deuteronômio 31:26).

Todo julgamento é feito com base em uma lei. O julgamento no tribunal de Deus pelo qual todo ser humano terá que se submeter terá como base a eterna Lei de Deus. É o que afirmam as Sagradas Escrituras.

À base mesmo deste singelo e curto comentário, responda sinceramente, do fundo de sua alma e na presença do seu Deus: VOCÊ ACREDITA SINCERAMENTE QUE A LEI DE DEUS FOI ABOLIDA? OU VOCÊ CRÊ QUE ELA SE ENCONTRA EM VIGOR COM A MESMA AUTORIDADE DE QUANDO O SEU AUTOR A PROMULGOU?

Lembre-se: Toda a Bíblia Sagrada, do início ao fim, conclama os filhos de Deus a que guardem os Seus sagrados mandamentos, os mandamentos de Sua santa Lei. Diga com Salomão, o mais sábio de todos os homens: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau" (Eclesiaste 12:13 e 14).