O Twitter é um dos canais que os usuários da internet utilizam para buscar e publicar informações sobre o terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu o Chile na madrugada desta sábado (27). Momentos após o tremor, o serviço de microblog apresenta desde mensagens de condolências para as vítimas da catástrofe até a divulgação e repercussão de informações dos meios de comunicação de todo o mundo.


No site, “Chile” e “terremoto Chile” são alguns dos tópicos mais comentados em todo o mundo. Por conta do alerta de tsunamis em toda a costa do Pacífico, incluindo o Havaí, a palavra “Hawaii” também está em destaque, ao lado de “Pacific Tsunami”. A Argentina, país que sentiu o reflexo do terremoto no país vizinho, está entre os tópicos mais comentados, bem como Japão, que teve um tremor de terra às 5h31 de sábado (27) no horário local (17h31 de sexta-feira em Brasília).

Uma conta no Twitter chamada @ayudachile auxilia na busca por informações sobre possíveis vítimas. Usuários do serviço enviam mensagens para a conta com o nome de pessoas desaparecidas e um telefone de contato. O @ayudachile publica a mensagem novamente na tentativa de conseguir algum contato para o familiar.

Os usuários também comentam sobre novos tremores no Chile. O usuário @jimeneses, da cidade de Temuco, no Chile, publicou por volta das 14h30 (horário de Brasília) que estava sentindo réplicas do terremoto.