Um tsunami de baixa amplitude alcançou neste sábado às 6h30 locais (16h30 GMT) o arquipélago de Gambier, na Polinésia Francesa. As ondas, no entanto, não provocaram danos significativos. As informações são do Alto Comissariado da República Francesa.

O alerta de tsunami foi ativado às 2h (12h00 GMT), em decorrência do terremoto ocorrido no Chile na madrugada deste sábado.

O arquipélago pertencente à França foi a primeira área a ser alcançado por ondas superiores a um metro, mas não provocou danos

As sirenes começaram a soar na Polinésia às 4h da manhã locais (14h GMT) e veículos equipados com auto-falantes despertaram os habitantes.

Gambier é um dos cinco arquipélagos pertencentes ao departamento ultramar da Polinésia Francesa. Sua área é de 30 km² e sua população tem pouco mais de mil habitantes. É formado por 14 ilhas.

O tremor no Chile preocupa os países asiáticos. A agência meteorológica do Japão espera que o tsunami chegue a costa do país daqui a 12 horas. Embora seja difícil prever o tamanho da onda, os japoneses estimam que ela terá um metro ao chegar no local.