(Até ao Outono do Ano 27 d.C.)


O Anjo Gabriel foi bastante claro e explícito ao mencionar o tempo do aparecimento do Messias prometido. Ele disse: Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas... , ou seja, sessenta e nove semanas, que resultam em 483 dias ou anos proféticos. Portanto, Cristo, o Messias prometido, deveria aparecer publicamente entre o Seu povo, na Judéia, 483 anos depois do decreto mencionado (outono de 457 a .C.).


Ora, este acontecimento solene ocorreu exatamente no outono do ano 27 d.C., quando Jesus foi batizado no rio Jordão. Eram decorridos exatos 483 anos contados do decreto referido. Ao ver a Jesus, João Batista disse, sem tê-Lo conhecido anteriormente: Eis aqui o Cordeiro de Deus (S. João 1:36). E Jesus, após o Seu batismo, deu início ao Seu ministério, iniciando a última semana do período profético, anunciando, a este respeito: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho (S. Marcos 1:15). Os primeiros discípulos assim se referiram a Ele: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo) (S. João 1:41).


A história confirma, de maneira extraordinária e irrefutável, o cumprimento desta profecia, e a data do batismo ou unção de Jesus, no outono do ano 27 d.C. O Registro Sagrado relata que João Batista iniciou a sua pregação no ano quinze do imperador Tibério César, como está escrito: E no ano quinze do império de Tibério César... veio no deserto à palavra de Deus a João, filho de Zacarias (S. Lucas 3:1-2). Segundo a História, qual foi, pois, o ano 15 do imperador romano Tibério César?


O imperador César Augusto, que morreu no ano 14 d.C. adotara Tibério como filho e ele foram designados governador das províncias romanas no ano 12 d.C. pelo próprio imperador (Harper's Bible Dictionary, artigo Tibério ). Segundo o historiador Dion Cássio, em sua História de Roma, havendo-se reconhecido a Tibério os direitos dinásticos, associou-se este a Augusto como co-regente no ano 12 A .D. Tal fato tomou lugar no outono do ano 12 d.C., de cuja época começou Tibério a contar cronologicamente o seu tempo como imperador. Acrescentando os 15 anos mencionados na Palavra Sagrada ao ano 12 d.C., chegamos ao outono do ano 27 d.C., quando João iniciou o seu ministério e batizou ou ungiu a Jesus. Cumprimento exato da profecia, não sendo possível negar, sem violência à verdade, a sua evidência histórica.


O ano 27 d.C. que assinalou o término das 69 semanas e o início da última semana de graça para os judeus foi importante, não apenas pelo batismo de Jesus, mas também por três outros fatos também de suma importância: 1) por Sua unção com o Espírito Santo, ato preparatório para o Seu ministério sacerdotal. James Mofatt, em sua versão da Bíblia, traduz o versículo 25 desta maneira: Sabe então, entende, que entre a saída da profética ordem para repovoar e edificar Jerusalém e a consagração de um Supremo Sumo Sacerdote... ; 2) por Sua apresentação solene a Israel pelo próprio Pai como Seu Filho amado (S. Mateus 3:16-17); e 3) por Sua apresentação ao povo por João Batista como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (S. João 1:29) (Testemunhos Históricos das Profecias de Daniel, p. 583).