A Palavra do Senhor é direta e não deixa nenhuma margem para dúvidas. Sua advertência foi direta e taxativa, ao condicionar: Se desviarem estas ordenanças de diante de Mim, diz o Senhor, deixará também a semente de Israel de ser uma nação diante de Mim para sempre (Jeremias 31:36). Prevendo que rejeitariam ao Filho do Deus Altíssimo, muitos séculos antes a Inspiração anunciava: O Meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento. Porque tu rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de Mim; visto que te esquecestes da Lei do teu Deus, também Eu me esquecerei dos teus filhos .


E completa, prevendo: O meu Deus os rejeitará, porque não O ouvem, e vagabundos andarão entre as nações (Oséias 4:6 e 9:17). Quão verdadeiramente os séculos dão testemunho desta afirmação na triste história deste povo, após terem rejeitado o Seu Salvador. Quão verdadeiramente têm colhido o fruto da maldição que eles próprios invocaram sobre si: O Seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos (S. Mateus 27:25).


A partir daquele momento os descendentes carnais de Abraão, Isaque e Jacó não mais seriam Israel. O próprio Salvador e os Seus apóstolos já estavam a preparar a identificação do novo Israel, da nova Igreja do Senhor. Esta nasceu para ser o novo instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. A sua missão seria servir e levar o Evangelho Eterno ao mundo, inclusive ao povo judeu.


A partir daquele momento estavam estabelecidas as condições que identificariam o novo Israel de Deus: Não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência . Pois os que são da fé são filhos de Abraão . Porquanto não há diferença entre judeu e grego (...) circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos (Romanos 9:8, Gálatas 3:7, Romanos 10:12 e Colossenses 3:11).


O apóstolo São Paulo, referindo-se a estas condições, não deixa margem para qualquer dúvida, reafirmando ao escrever para os gálatas e para os cristãos de todas as épocas, não existir nenhuma diferença entre ninguém: ... Todos vós sois um em Cristo Jesus. E , se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa (Gálatas 3:28-29).


As condições para ser o povo de Deus deveriam permanecer as mesmas do passado: estrita obediência aos Seus reclamos e princípios eternos. A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus (I Coríntios 7:19). Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra: cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus (Romanos 2:28-29). Jesus mesmo afirma que muitos se dizem judeus e não o são, mas mentem, pertencendo à sinagoga de Satanás (Apocalipse 2:9 e 3:9).


Assim como Paulo afirmou que nem todos os que são de Israel são israelitas (Romanos 9:6), o próprio Senhor Jesus estabelecera esta distinção. Ao ver Natanael, disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo (S. João 1:47). Em várias ocasiões Jesus fez questão de deixar claro este fato. Falando ao povo, Ele afirmou: E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque Eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão . E antevendo o caminho que muitos ali escolheriam, concluiu: E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo (S. Mateus 3:9-10).


Noutra ocasião, referindo-se à rejeição e destruição futura de muitos, Jesus expressou Sua admiração pela fé demonstrada por um centurião romano, afirmando: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos Céus. E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes (S. Mateus 8:10-11). Quando alguns judeus certos feitos reivindicavam sua condição de filhos de Abraão, Jesus refutou sua pretensão, dizendo-lhes: Se fosseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Vós tendes por pai ao diabo (...) porque (ele) é mentiroso e pai da mentira (S. João 8:39 e 44).


A Palavra do Senhor já anunciara muito tempo antes, através dos santos profetas, esta integração dos gentios ao Israel de Deus, confirmada pelos apóstolos. Está escrito: E aos filhos dos estrangeiros, que se chegarem ao Senhor, para O servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos Seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o Meu concerto, também os levarei ao Meu santo monte, e os festejarei na Minha casa de oração (...) porque a Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos (Isaías 56:7).


Referindo-se aos mesmos estrangeiros, continua a Palavra de Deus: Mas Tu és nosso Pai, ainda que Abraão nos não conheça, e Israel não nos reconhece; Tu, ó Senhor, és nosso Pai: nosso Redentor desde a Antigüidade é o Teu nome . Fui buscado dos que não perguntavam por Mim; fui achado daqueles que Me não buscavam. A um povo que se não chamava do Meu nome Eu disse: Eis-Me aqui (Isaías 63:16 e 65:1).


Os estrangeiros ou gentios eram considerados pelos judeus como pessoas comuns ou imundas, não lhes sendo permitida a convivência, ou mesmo que freqüentassem suas casas. O apóstolo São Pedro, por ordem expressa do Espírito Santo, após uma experiência tocante, foi constrangido a afirmar: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; mas que Lhe é agradável àquele que, em qualquer nação, O teme e obra o que é justo (Atos 28:34-35).


Ora, está claramente estabelecido pela Palavra de Deus e confirmado pela História que a nação judaica não cumpriu as condições estabelecidas pelo Senhor e rejeitou os privilégios que lhe foram oferecidos pela misericórdia divina. Então não cumpriria o Senhor o que estabelecera em Sua Sagrada Palavra ? Não faria justiça o Juiz de toda a Terra? Não rejeitaria, também, aqueles que obstinada e impenitentemente O rejeitaram antes?


Certamente que Deus sempre cumpre o que promete. A nação foi rejeitada e substituída em suas funções. Está escrito: Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo ; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, os quais também mataram o Senhor Jesus e os Seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens. E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim (I Tessalonicenses 2:14-16).


Existe perfeita coerência em tudo quanto o Senhor faz. A Sua misericórdia não pode estar divorciada da Sua justiça. Por esta razão escreveu o apóstolo: Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram (Judas 5).


Ora, por tantas evidências está claro que Deus não faz acepção de pessoas. O Senhor não seria imparcial favorecendo um povo que rejeitou os favores e privilégios a ele concedidos, pisando no próprio sangue da nova aliança , derramado pelo próprio Filho de Deus. Ora, Aquele que sonda os corações e conhece os mais recônditos lugares da alma, discernindo a sinceridade dos corações não faria justiça? Ele, o Juiz de toda a Terra? (Gênesis 18:25). Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração (1Samuel 16:7). As mesmas bênçãos expressas por Moisés (Êxodo 19:5-6) à antiga Igreja de Israel – a nação judaica –, estão hoje dirigidas para a nova Igreja de Israel – a Igreja Cristã: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia (I S. Pedro 2:9-10).