A palavra Israel, mais que uma questão geográfica, política ou racial, envolve aspectos de natureza espiritual.


Este estudo procura, dentro do contexto das Sagradas Escrituras, trazê-la à compreensão em
seus elementos mais fundamentais.


A palavra Israel tem uma importância indiscutível na Bíblia Sagrada. Da sua correta compreensão depende o entendimento das mais importantes instruções e conselhos dados por Deus aos Seus filhos. Desta compreensão depende, também, o conhecimento e a correta interpretação das mais importantes profecias bíblicas a eles confiadas. Este é um assunto que não pode ser relegado a um plano secundário. O sincero pesquisador das Sagradas Escrituras certamente desejará conhecer em toda a sua essência o significado desta palavra.


A Palavra de Deus não deixa dúvidas a respeito do fato de que as Suas sagradas verdades somente foram confiadas a Israel, como está escrito: Mostra a Sua Palavra a Jacó, os Seus estatutos e os Seus juízos a Israel. Não fez assim a nenhuma outra nação; e, quanto aos Seus juízos, não os conhecem... (Salmo 147:19-20). E completa: O segredo do Senhor é para os que O temem, e Ele lhes fará saber o Seu concerto (Salmo 25:13).


E qual são o significado e a importância da palavra Israel? As Escrituras do Antigo e do Novo Testamento estão repletas de referências e citações, mencionando esta expressão, geralmente atribuindo-as a um povo peculiar, chamado para um elevado propósito, qual seja o de revelar Deus e as Suas verdades ao mundo. Quem foi, quem é ou quem será este povo? Este é o tema do presente estudo, para o qual suplicamos a misericórdia de Deus e a inspiração do Espírito Santo do Senhor sobre todos os que, direta ou indiretamente dele participem ou do mesmo tenham conhecimento e por ele venham a se interessar.


A palavra Israel, mais do que uma questão meramente geográfica, política ou racial, envolve um aspecto de natureza essencialmente espiritual. Mais do que designar uma pessoa, um povo, ela representa uma condição.


Uma má compreensão do sentido dado por Deus a esta palavra certamente irá desvirtuar os Seus ensinamentos e levar as pessoas a interpretar erroneamente as profecias sagradas, deixando de receber as bênçãos tão misericordiosamente oferecidas pelo Céu e tão desesperadamente necessitadas pelo homem.


É necessário que todos os espíritos sejam desarmados. Não pode haver nenhum tipo de preconceito ou opinião pré-concebida no estudo destas sagradas verdades. É indispensável que, tão somente, sejam humildemente invocados os límpidos e eternos preceitos da Bíblia Sagrada, e nada além dela.