As Leis Civis de Israel, Como Nação
A nação de Israel foi instituída por Deus para revelar as Suas verdades ao mundo. Foi organizada para servir e levar as mensagens da salvação, o Evangelho Eterno, a todas as nações. Esta nação representava a Igreja de Deus na Antigüidade, nos tempos do Velho Testamento. A origem, a história e a recusa deste povo em continuar sendo o povo de Deus, havendo rejeitado a bênção maior que lhe fôra prometida e enviada o Messias e Salvador estão contidas no segundo Capítulo deste trabalho, intitulado Israel, um Estado e uma Condição – A Igreja de Deus Através dos Tempos.
Israel, portanto, foi instituída como uma nação de regime teocrático, ou seja, ela era dirigida e governada pelo próprio Deus Eterno, conforme expresso nas Escrituras. Ao rebelar-se contra a autoridade do Senhor, desejando ser governado por um rei de natureza humana como as nações que lhe circundavam, o povo de Israel teve a sua vontade atendida. Saul foi o primeiro homem a governar Israel, sendo o primeiro de uma série de monarcas, cuja seqüência chegou ao fim quando a nação foi invadida, sua capital destruída e a maioria dos seus cidadãos levados em cativeiro para Babilônia.
Enquanto nação, social e politicamente organizada, Israel teve as suas leis civis. A seguir vamos enumerar algumas destas leis e as passagens onde elas se acham manifestadas: as leis civis acerca dos servos e as leis penais acerca dos homicidas estão expressas em Êxodo 21:16. As leis a respeito da propriedade estão em Êxodo 22:1-15.
Dentre as regras civis para a nação de Israel, na época referida, encontramos as seguintes: Não seguirás a multidão para fazeres o mal, nem numa demanda falarás, tomando parte com o maior número para torcer o direito. Nem ao pobre favorecerás na sua demanda. Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento desgarrado, sem falta lho reconduzirás. Se vires o jumento daquele que te aborrece deitado debaixo da sua carga deixarás, pois de ajudá-lo? Certamente o ajudarás juntamente com ele. Também presentes não tomarás, porque o presente cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos (Êxodo 23:2-5 e 8).
As leis sobre casamentos ilícitos e uniões abomináveis estão inseridas no texto de Levítico 18:1 a 30. O mesmo livro estabelece as penas de diversos crimes (20:1-27).
Um dos principais cuidados do Senhor era com a propriedade da terra. Ele determinou, taxativamente: Também a terra não se venderá em perpetuidade, porque a terra é Minha; pois vós sois estrangeiros e peregrinos Comigo(Levítico 25:23).
Também as responsabilidades e os deveres dos juízes foram claramente estabelecidos por Deus em Deuteronômio 16:18-22. Nesse mesmo livro o sábio Legislador estabeleceu nos capítulos 22 a 26, as seguintes normas para o Seu povo: caridade com o próximo, as penas de diversos pecados cometidos com mulheres, instruções acerca de fugitivos, prostitutas, usura e votos, divórcio, penhores e normas a respeito dos roubadores, dos empréstimos, como tratar os estrangeiros, os pobres, os órfãos e as viúvas, pesos e medidas justas, dentre outras.
O que desejamos deixar bastante claro é que o Senhor mesmo foi Quem deu estes preceitos para o Seu povo, naquela época, nada deixando que pudesse suscitar dúvidas no relacionamento de uns para com outros e com as autoridades da nação.
Moisés declarou: Também o Senhor me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os fizésseis na terra a qual passais a possuir(Deuteronômio 4:14). E aconteceu que, acabando Moisés de escrever as palavras desta lei num livro, até de todo as acabar, deu ordem Moisés aos levitas que levavam a arca do concerto do Senhor, dizendo: tomai este livro da lei e ponde-o ao lado da arca do concerto do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunho contra ti (Deuteronômio 31:24-26).
As leis civis do antigo Israel não mais existem hoje. A nação, politicamente reorganizada recentemente, após séculos da dispersão ocasionada pela destruição de Jerusalém no ano 70 d.C., possui hoje um regime parlamentarista e leis que nada têm a ver com aquelas estabelecidas por Deus e entregues a Moisés, às quais nos referimos.
As leis civis são a primeira dimensão das leis mencionadas na Bíblia, deixando hoje de ter qualquer aplicação prática, pois todas as nações possuem as suas próprias constituições.
Anterior - Próximo
1 comentários:
Sо, ωhat precisely is aurawаve at any rate, anԁ since then, thе market рlace, but the auraωave ԁamage is
exclusivelу аround $150 іn tot uρ. Put simрly, it's a TENS annoyance relief can facilitate the physical structure to press release lifelike" painkillers" called endorphins, which enhance the feel of wellness.
Also visit my blog post Danny
Postar um comentário
Não deixe de comentar este artigo!